VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV: O TEMPO DA OBSERVAÇÃO E DA REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Resumo
O presente artigo tem o propósito de relatar as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental IV. Na observação foi desenvolvido um diagnóstico sobre a realidade dos estudantes e do trabalho pedagógico dos docentes, momento este fundamental para a organizar a semana de regência. Consideramos o estágio como parte importante do processo de formação, sendo este o elemento que nos possibilita uma interação mais próxima com o futuro campo de atuação.
Palavras-chave: Estágio, Observação e Regência, Campo de atuação.
Downloads
Referências
BONATTO, Andréia et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar In IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. ANPED SUL, 2012.Disponível em: www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2414/501. Acesso em: 10 out. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
FANTIN, Maria Eneida; TAUSCHECK, Neusa Maria; NEVES, Diogo Labiak. Metodologia do ensino de geografia. Curitiba: Inter Saberes, 2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes... [et al]; Stela C. Bertholo Piconez (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina. Arantes. Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2 ed. Curitiba: Inter Saberes, 2015.
LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; LOPES, Shidirlene Viera de Almeida. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Inter Saberes, 2012.
MIRANDA, Theresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão. O professor e a educação inclusiva. Formação praticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções.Revista Poíesis - Volume 3, Números 3 e 4, p.5-24, 2005/2006.
REIS, Sandra Regina dos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; BATTINI, Okçana. O estágio supervisionado e a construção do conceito de planejamento. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Seminário de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2015. Disponível em: educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18739_9419.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
SCHEWTSCHIK, Annaly. O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem. Centro Universitário Internacional. UNINTER:Curitiba, Paraná, 2017.