A CASA DA SAPIÊNCIA APYÃWA-TAPIRAPÉ

Autores

  • Nivaldo Korira’i TAPIRAPÉ
  • Adailton Alves da SILVA

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar o resultado das primeiras discussões do projeto de pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural-UNEMAT. O projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender a sapiência implícita e explicita na Takãra, espaço central para manutenção e fortalecimento dos saberes e conhecimentos socioculturais do povo Apyãwa-Tapirapé. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, as informações serão obtidas considerando o olhar do pesquisador pelo envolvimento direto e indiretamente, assim, espera-se que a pesquisa produza impactos na escola a partir das discussões junto à comunidade, e no exercício da escola comunitária, pretende-se ainda que a pesquisa seja mais um instrumento que contribua com a manutenção e fortalecimento da cultura Apyãwa.

Palavras-chave: Apyãwa, Takãra, Educação Tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDUS, Herbert. Tapirapé – Tribo Tupi no Brasil Central. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.

PAULA, Eunice Dias de. Escola Tapirapé: processo de apropriação de educação escolar por uma sociedade Tupi. Monografia final do curso de Pedagogia apresentada à Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Luciara, MT, 1997.

PAULA, Eunice Dias de. A língua dos Apyãwa – Tapirapé - na perspectiva da Etnossintaxe. Campinas, SP, Editora Curt Nimuendaju, 2014.

TAPIRAPÉ, Daniel Kabixana. A construção da Takãra. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências da Natureza e Matemática apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2009.

TAPIRAPÉ, Júlio César Tawy’i. Rituais de iniciação masculina do povo Tapirapé.Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2009.

TAPIRAPÉ, Kamoriwa’i Elber. Educação Tradicional na Formação de um Líder Tradicional Tapirapé. Monografia de Especialização em Educação Escolar Indígena apresentada à UNEMAT, Faculdade Indígena Intercultural, Barra do Bugres, MT, 2010.

TAPIRAPÉ, Makato. O corpo como suporte para a geometria Apyãwa/Tapirapé. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências da Natureza e Matemática apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2009.

TAPIRAPÉ, Nivaldo Korira’i. Ka‘o: canto da festa dos pássaros. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2006.

TAPIRAPÉ, Oparaxowi Marcelino. Educação tradicional e escolar entre os

Tapirapé. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2006.

TAPIRAPÉ, Rael Xako’iapari. Xapirowãwa: o funeral Tapirapé. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2006.

TAPIRAPÉ, Xario’i Carlos. Educação Tradicional Apyãwa-Tapirapé. Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, MT, 2010.

TAPIRAPÉ, Xawapare’ymi Genivaldo. Período de reclusão e a dieta alimentar dos jovens Tapirapé. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências da Natureza e Matemática apresentada à UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, 2009.

TORAL, André Amaral de. O asfaltamento da BR 158 e os Tapirapé da T.I. Urubu Branco. Estudo de Impacto Ambiental – EIA. São Paulo, 2006.

WAGLEY, Charles. Lágrimas de boas vindas – os índios Tapirapé do Brasil

Central. Belo Horizonte, Itatiaia/EDUSP, 1988.

Recebido: 20/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

TAPIRAPÉ, N. K., & SILVA, A. A. da. (2021). A CASA DA SAPIÊNCIA APYÃWA-TAPIRAPÉ. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 21–30. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5411

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)