O CÉU DO POVO MANOKI E OS SEUS ENSINAMENTOS SOBRE O TEMPO NA TERRA

Autores

  • Edivaldo Lourival MAPUCH
  • João Severino FILHO

Resumo

Esse texto é resultado reflexões sobre o cotidiano das crianças Manoki e suas famílias, impactados pelas mudanças ocorridas no período da pandemia do COVID-19. Buscamos relacionar o tema de estudo de minha pesquisa de mestrado e as ações realizadas pela comunidade, em função de obter maior normalidade possível. A escola, para os Manoki, é um tempo que os alunos aprendem sobre o mundo dos kewa (não indígena) para adquirir novos conhecimentos e ajudar o seu povo, sem esquecer suas raízes. Durante essa pandemia podemos perceber o quanto a escola em quatro paredes limita o aprendizado dos alunos. As atividades escolares em casa podem ser feitas seguindo o ritmo de cada aluno, deixando espaço livre para a pesca, caça, auxílio na abertura de estradas, a atenção aos mais velhos para perpetuação de nossos conhecimentos enquanto povo e tantas outras práticas que vem ao encontro de uma educação condizente com nossas necessidades.

Palavras-chave: Marcadores de Tempo Indígenas, Criança Manoki, Cotidiano, Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

RIBEIRO, Gleide de Almeida 2012. Etnomatemática: Situações, Problemas e

Práticas Pedagógicas na Realidade do Sistema Educacional Macuxi em Roraima: Universidade Bandeirantes de São Paulo 2012

BANDEIRA, M. L. e PIVETTA, D. L. 1993. Iranxe: luta pelo territo?rio expropriado. Cuiabá: Editora da UFMT, 185p.

PEREIRA, A. H. e MOURA, J. 1975. Histo?ria dos Mu?nku? (Iránxe). Antropologia n. 28, Pesquisas, Instituto Anchietano de Pesquisas, Rio Grande do Sul. 40 p.

Recebido: 18/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

MAPUCH, E. L., & FILHO, J. S. (2021). O CÉU DO POVO MANOKI E OS SEUS ENSINAMENTOS SOBRE O TEMPO NA TERRA. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 31–39. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5413

Edição

Seção

Artigos