CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA PESCA COM O TIMBÓ DO POVO BALATIPONÉ/UMUTINA

Autores

  • Eneida KUPONODEPÁ
  • Jussara de Araújo GONÇALVES

Resumo

Este trabalho faz parte do meu projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pósgraduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, e tem como objetivo contribuir com a divulgação de registro escrito sobre os conhecimentos tradicionais relacionados a essa prática, bem como algumas das mudanças que aconteceram no decorrer dos anos e como é organizado na escola Indígena Jula Paré, cujos ensinamentos buscam valorizar os conhecimentos locais e tradicionais do povo. Além disso, foca em abordar como essa pesca é praticada atualmente pelo povo Balatiponé/Umutina e, o mais importante, sob a perspectiva da realização feita por professora indígena.

Palavras-Chaves: Pesca com timbó, Prática cultural, Educação escolar Indígena.

Referências

KARAJÁ, Daniel B. Pesca coletiva com timbó do povo Karajá. In Articulando e Construindo Saberes, 2019.

LOPES, Edinéia T; COSTA, Emmanoel V; MOL, Gerson. S. Educação em Ciências e Ensino de Química: Perspectivas para a pesca com o timbó na voz de alunos de uma Escola Indígena Brasileira. Itabaiana: Gepiadde, ano 08, v. 16, p.144 , jui/dez, 2014.

SCHULTZ, Harald. Vinte e três índios resistem à civilização. Edições

Melhoramento, 1953.

TAPIRAPÉ, Xawapa’io; LEÃO, Marcelo F. A importância da pesca com timbó para o povo indígena Apyâwa (Tapirapé) de Mato Grosso. Destaques acadêmicos, Lajeado, v.9, n.3, p. 157- 161, 2017.

TXICÃO, Kavisgo; LEÃO, Marcelo F. A pesca coletiva com timbó praticada pelos Ikpeng: ensinamentos dessa relação respeitosa com natureza. Ambiente & Educação, v. 24, n.1, p.197-200, 2019.

Recebido: 20/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

KUPONODEPÁ, E., & GONÇALVES, J. de A. (2021). CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA PESCA COM O TIMBÓ DO POVO BALATIPONÉ/UMUTINA. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 40–49. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5414

Edição

Seção

Artigos