CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NA PESCA COM O TIMBÓ DO POVO BALATIPONÉ/UMUTINA
Resumo
Este trabalho faz parte do meu projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pósgraduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural, e tem como objetivo contribuir com a divulgação de registro escrito sobre os conhecimentos tradicionais relacionados a essa prática, bem como algumas das mudanças que aconteceram no decorrer dos anos e como é organizado na escola Indígena Jula Paré, cujos ensinamentos buscam valorizar os conhecimentos locais e tradicionais do povo. Além disso, foca em abordar como essa pesca é praticada atualmente pelo povo Balatiponé/Umutina e, o mais importante, sob a perspectiva da realização feita por professora indígena.
Palavras-Chaves: Pesca com timbó, Prática cultural, Educação escolar Indígena.
Downloads
Referências
KARAJÁ, Daniel B. Pesca coletiva com timbó do povo Karajá. In Articulando e Construindo Saberes, 2019.
LOPES, Edinéia T; COSTA, Emmanoel V; MOL, Gerson. S. Educação em Ciências e Ensino de Química: Perspectivas para a pesca com o timbó na voz de alunos de uma Escola Indígena Brasileira. Itabaiana: Gepiadde, ano 08, v. 16, p.144 , jui/dez, 2014.
SCHULTZ, Harald. Vinte e três índios resistem à civilização. Edições
Melhoramento, 1953.
TAPIRAPÉ, Xawapa’io; LEÃO, Marcelo F. A importância da pesca com timbó para o povo indígena Apyâwa (Tapirapé) de Mato Grosso. Destaques acadêmicos, Lajeado, v.9, n.3, p. 157- 161, 2017.
TXICÃO, Kavisgo; LEÃO, Marcelo F. A pesca coletiva com timbó praticada pelos Ikpeng: ensinamentos dessa relação respeitosa com natureza. Ambiente & Educação, v. 24, n.1, p.197-200, 2019.
Recebido: 20/09/2021
Aprovado: 30/11/2021
Publicado: 30/01/2021