A FUNÇÃO SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL DA DOCÊNCIA INDÍGENA

Autores

  • Romero Paiter Surui MOPIDAPENEN
  • Heloisa Sales GENTIL

Resumo

Este artigo visa problematizar à docência na educação escolar indígena face ao desafio da responsabilidade em relação à cultura tradicional e os conhecimentos não indígenas. A legislação nacional garante o direito a uma educação específica e diferenciada e também o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas. Compete ao professor, com a devida formação e orientações, trabalhar em prol da efetivação desses direitos, o que envolve a comunidade escolar, seus tempos e espaços e as relações com as instituições de ensino.

Palavras chaves: Docência indígena, Paiter Suruí, interculturalidade.

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Recebido: 20/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

MOPIDAPENEN, R. P. S., & GENTIL, H. S. (2021). A FUNÇÃO SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL DA DOCÊNCIA INDÍGENA. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 62–72. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5416

Edição

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Artigos