ARQUITETURA INDÍGENA HATI: A CASA HALITI PARESI

Autores

  • Pedro NAZOKEMAI
  • Lisanil da Conceição Patrocínio PEREIRA

Resumo

Este artigo está relacionada ao tema do currículo da educação escolar indígena Haliti Paresí. Trata das discussões sobre a inserção dos saberes indígenas nos currículos das escolas tomando como referência para a reflexão e produção os conhecimentos relacionados a casa tradicional ou Hati. Os Haliti Paresí são falantes de uma língua da família Aruak e atualmente vivem em cerca de 64 aldeias distribuídas em seis terras indígenas já demarcadas e em outras três em processo de demarcação.

Palavras-chaves: currículo, educação escolar indígena, interculturalidade, Hati

Referências

HALITI PARESI. Plano de Gestão Haliti Paresi. 2019

KEZONAZOKERO, Tereza Cristina. O Ensino da Língua Materna na Escola da

Aldeia Rio Verde? preservação e fortalecimento. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Barra do Bugres. 2016.

PORTOCARRERO, José Afonso. Tecnologia Indígena em Mato Grosso: habitação. Cuiabá, MT. Entrelinhas, 2010.

Recebido: 13/10/2020

Aprovado: 30/12/2020

Publicado: 30/06/2021

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Publicado

12/04/2021

Como Citar

NAZOKEMAI, P., & PEREIRA, L. da C. P. (2021). ARQUITETURA INDÍGENA HATI: A CASA HALITI PARESI. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 73–79. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5417

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