POR UMA EPISTEMOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES CHIQUITANO DA/NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO

Autores

  • Saturnina Urupe CHUE
  • Lúcia Helena Alvarez LEITE

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa realizada na Escola Estadual Indígena Chiquitano José Turíbio, localizada na aldeia Vila Nova Barbecho. Com a perspectiva de acompanhar e analisar os trabalhos pedagógicos na alfabetização e o desenvolvimento dos estudantes Chiquitano, a pesquisa busca compreender o sentido da instituição “escola” na aldeia e estabelecer relações entre estudantes que iniciaram e concluíram a educação Básica na escola da aldeia e os que não tiveram essa oportunidade. Com as informações obtidas através de análise de entrevistas, questionários com anciões, lideranças, professores e até mesmo com estudantes, apresentamos reflexão acerca do papel da instituição escola dentro da aldeia.

Palavras Chave: Escola Indígena, Direito, Conquista, Conhecimento e Alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial In Revista Brasileira de Ciência Política. n. 11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDBEN no. 9394 de dezembro de1996. MEC. Brasília: MEC/CNE, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação indígena / Ministério da Educação e do Desporto

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GANDIN, Danilo. A Posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção na Realidade Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp.81-95, Jan/Jun 2001.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do Ser e a geopolítica do

conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. In Revista Crítica de

Ciências Sociais, 80, Março 2008: 71-114.

MATO GROSSO. Orientações Curriculares das Diversidades Educacionais.

Seduc. Cuiabá: Defanti, 2010. p. 241-304.

PORTELLI, Alessandro. Ensaio de História Oral [Seleção de textos: Alessandro Portelli & Ricardo Santhiago; tradução: Fernando Luiz Castro e Ricardo Santhiago] São Paulo: Letra e Voz, 2010.

WALSH, C., OLIVEIRA, L. F., & CANDAU, V. M. (2018). Colonialidade e

pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, 26(83).

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas CANDAU, Vera Maria (org). pp. 12 – 42, 2009.

Recebido: 08/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

CHUE, S. U., & LEITE, L. H. A. (2021). POR UMA EPISTEMOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES CHIQUITANO DA/NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 90–100. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5419

Edição

Seção

Artigos