POR UMA EPISTEMOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES CHIQUITANO DA/NA ALDEIA VILA NOVA BARBECHO
Resumo
Este artigo apresenta pesquisa realizada na Escola Estadual Indígena Chiquitano José Turíbio, localizada na aldeia Vila Nova Barbecho. Com a perspectiva de acompanhar e analisar os trabalhos pedagógicos na alfabetização e o desenvolvimento dos estudantes Chiquitano, a pesquisa busca compreender o sentido da instituição “escola” na aldeia e estabelecer relações entre estudantes que iniciaram e concluíram a educação Básica na escola da aldeia e os que não tiveram essa oportunidade. Com as informações obtidas através de análise de entrevistas, questionários com anciões, lideranças, professores e até mesmo com estudantes, apresentamos reflexão acerca do papel da instituição escola dentro da aldeia.
Palavras Chave: Escola Indígena, Direito, Conquista, Conhecimento e Alfabetização.
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Recebido: 08/09/2021
Aprovado: 30/11/2021
Publicado: 30/01/2021