ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS APYÃWA E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Koxawiri TAPIRAPÉ
  • Eunice Dias de PAULA

Resumo

O principal objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma reflexão sobre à construção de um novo paradigma de alfabetização das crianças Apyãwa, para fortalecer o contexto escolar da nossa sociedade. A partir da análise dos dados coletados, poderemos desenvolver e construir uma proposta voltada à nossa realidade para atender a demanda da nossa comunidade, possibilitando a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem em língua materna.

Palavras-Chave: Povo Apyãwa. Alfabetização. Letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, Maria Bernadete et alii. Cenas de aquisição da escrita. O sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, Mercado de Letras, 1997.

BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Leitura e Alfabetização – da concepção

mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992

BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Sociedades indígenas: a escrita alfabética e o grafismo. In: BRAGGIO, S. L. B. (Org.) Contribuições da linguística para o ensino de línguas. Goiânia, Editora da UFG, 1999.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo, Editora Scipione, 1996.

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. Metodologia de Pesquisa

Educacional – Pedagogia Intercultural. Cáceres: Layout Gráfica, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989.

PAULA, Eunice Dias de. Os Tapirapé e a escrita: indícios de uma relação singular. Dissertação de Mestrado apresentada à UFG - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2001.

SOARES, Magda Becker e BATISTA, Antônio A. G. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (Coleção Alfabetização e Letramento).

TAPIRAPÉ, Koxawiri. A aquisição da língua materna pela criança Apyãwa.

Monografia de conclusão do curso de Magistério Intercultural – Projeto Aranowa’yao, apresentada à Escola Indígena Estadual Tapi’itãwa. Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, Confresa, MT, 2012.

Recebido: 13/09/2020

Aprovado: 30/12/2020

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

TAPIRAPÉ, K., & PAULA, E. D. de. (2021). ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS APYÃWA E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 101–112. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5420

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)