O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA MUNDURUKU ATRAVÉS DOS CÂNTICOS: UMA POSSÍVEL METODOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL
Resumo
Resumo Este texto visa enfatizar a valorização do ensino da língua materna Munduruku, tendo como enfoque os cânticos tradicionais. Acredita-se que seja uma possibilidade de ensino e aprendizagem para o fortalecimento da língua materna escrita e da oralidade. A marca que a história deixou de extermínio, perseguição, trabalho forçado, exploração e diversos tipos de violência praticados contra indígenas, gerou, entre os grupos sobreviventes, estratégias, organizadas ou não, de permanência e perpetuação. Essas seriam operacionalizadas por meio do silenciamento, da negociação, da fuga ou da rebelião, a depender do momento histórico e do contexto em questão.
Palavras-chave: Língua materna, Povo Munduruku, Cânticos tradicionais.
Downloads
Referências
BRASIL Constituição da federativa do Brasil república. Brasília: Centro Gráfico do Estado Federal, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 2005. BRASIL. Constituição, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.
MELO, Juliana; VILLANUEVA, Rosa Elisa. Levantamento Etnoecológico
Munduruku: Terra Indígena Munduruku. Brasília: FUNAI/PPTAL/GTZ, 2008.
Recebido: 17/10/2021
Aprovado: 30/11/2021
Publicado: 30/01/2021