O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA MUNDURUKU ATRAVÉS DOS CÂNTICOS: UMA POSSÍVEL METODOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL

Autores

  • Jones de Adenilson Manhuari CRIXI
  • Luzia Aparecida OLIVA

Resumo

Resumo Este texto visa enfatizar a valorização do ensino da língua materna Munduruku, tendo como enfoque os cânticos tradicionais. Acredita-se que seja uma possibilidade de ensino e aprendizagem para o fortalecimento da língua materna escrita e da oralidade. A marca que a história deixou de extermínio, perseguição, trabalho forçado, exploração e diversos tipos de violência praticados contra indígenas, gerou, entre os grupos sobreviventes, estratégias, organizadas ou não, de permanência e perpetuação. Essas seriam operacionalizadas por meio do silenciamento, da negociação, da fuga ou da rebelião, a depender do momento histórico e do contexto em questão.

Palavras-chave: Língua materna, Povo Munduruku, Cânticos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL Constituição da federativa do Brasil república. Brasília: Centro Gráfico do Estado Federal, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 2005. BRASIL. Constituição, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

MELO, Juliana; VILLANUEVA, Rosa Elisa. Levantamento Etnoecológico

Munduruku: Terra Indígena Munduruku. Brasília: FUNAI/PPTAL/GTZ, 2008.

Recebido: 17/10/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

CRIXI, J. de A. M., & OLIVA, L. A. (2021). O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA MUNDURUKU ATRAVÉS DOS CÂNTICOS: UMA POSSÍVEL METODOLOGIA PARA O FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 124–132. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5422

Edição

Seção

Artigos