ENSINO DE PORTUGUÊS NA CONFLUÊNCIA DE LÍNGUAS NO MESMO ESPAÇO ESCOLAR TERENA E KAYAPÓ – MT

Autores

  • Micael Turi RONDON
  • Lucimar Luisa FERREIRA

Resumo

Este trabalho se propõe apresentar uma investigação sobre a realidade de ensino de língua portuguesa vivenciada por dois povos indígenas, Terena e Kayapó, que ocupam o mesmo território, mas cada povo tem sua cultura própria, sua cosmologia específica e um processo histórico particular de contado e uso do português. A proposta é chegar a uma melhora da proficiência em língua portuguesa por estudantes indígenas Terena e Kayapó, que estudam no mesmo espaço escolar, considerando as vivências linguísticas dos dois universos diferentes. Assim, o trabalho tem como objetivo discutir e desenvolver metodologias de ensino de língua portuguesa para os dois povos, considerando suas peculiaridades e necessidades.

Palavras-Chaves: Terena e Kayapó, Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA Alexandre. Como usar a Histórias em Quadrinhos na sala de aula. 4. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais. / Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010. 308p.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PAULA, Eunice de. O ensino de línguas nas escolas indígenas. In :BRAGGIO, Silva Lucia Bigonjal (Org). Estudos de Línguas e Educação Indígena. Campinas-SP : Pontes, 2018.

TASSINARI, I. M. A. Escola Indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In SILVA, A. L. FERREIRA, M. K.L. Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.

Recebido: 25/09/2020

Aprovado: 30/01/2021

Publicado: 30/06/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

RONDON, M. T., & FERREIRA, L. L. (2021). ENSINO DE PORTUGUÊS NA CONFLUÊNCIA DE LÍNGUAS NO MESMO ESPAÇO ESCOLAR TERENA E KAYAPÓ – MT. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 173–183. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5427

Edição

Seção

Artigos