CONTRIBUIÇÕES DE DANIEL MATENHO CABIXI E JOÃO ARREZOMÃE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES HALITI PARESI: FORTALECENDO A AUTONOMIA DE UM POVO

Autores

  • Edicléia PARESI
  • Maria Helena Rodrigues PAES

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a questão da Formação Continuada de Professores em contexto da educação escolar Haliti Paresi, tendo como pano de fundo os pensamentos e propostas para a educação escolar indígena de duas grandes lideranças Haliti Paresi: Daniel Matenho Cabixi e João Arrezomãe. Trazemos breves informações caracterizando a etnia, bem como alguns apontamentos sobre a educação escolar em contexto das aldeias Paresi. Em especial, trazemos uma seção sobre Formação Continuada de Professores Indígenas, bem como a importância de focar o trabalho pedagógico nas práticas e tradições culturais, finalizando com uma proposta de construção de material específico para a formação de professores Haliti Paresi.

Palavras chave: Haliti Paresi, Formação Continuada, Liderança Indígena.

Referências

BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para professores Indígenas.

Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2002.

CABIXI, Daniel M. Sou índio. In: MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Angra, 2000.

CASTORIADIS, Cornelius. A autonomia em política – o indivíduo privatizado. S. Paulo: Revista Margem nº 7, agosto de 1998

GRUPIONI, Luíz Donisete Benzi (org.) As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetro em ação de educação e da Educação Escolar Indígena. Brasília: Ministério da educação Secretaria de Educação Fundamental 2001.

PAES, Maria Helena Rodrigues. NA FRONTEIRA. Os atuais dilemas da escola

indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, num olhar dos Estudos

Culturais. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, UFRGS, 2002.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Urucum Jenipapo e Giz. A educação escolar indígena em debate. Cuiabá: 1997

Recebido: 20/09/2021

Aprovado: 30/11/2021

Publicado: 30/01/2021

Downloads

Publicado

2021-04-12

Como Citar

PARESI, E., & PAES, M. H. R. (2021). CONTRIBUIÇÕES DE DANIEL MATENHO CABIXI E JOÃO ARREZOMÃE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES HALITI PARESI: FORTALECENDO A AUTONOMIA DE UM POVO. Revista De Comunicação Científica, 7(1), 195–207. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5433

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)