CONTRIBUIÇÕES DE DANIEL MATENHO CABIXI E JOÃO ARREZOMÃE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES HALITI PARESI: FORTALECENDO A AUTONOMIA DE UM POVO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a questão da Formação Continuada de Professores em contexto da educação escolar Haliti Paresi, tendo como pano de fundo os pensamentos e propostas para a educação escolar indígena de duas grandes lideranças Haliti Paresi: Daniel Matenho Cabixi e João Arrezomãe. Trazemos breves informações caracterizando a etnia, bem como alguns apontamentos sobre a educação escolar em contexto das aldeias Paresi. Em especial, trazemos uma seção sobre Formação Continuada de Professores Indígenas, bem como a importância de focar o trabalho pedagógico nas práticas e tradições culturais, finalizando com uma proposta de construção de material específico para a formação de professores Haliti Paresi.
Palavras chave: Haliti Paresi, Formação Continuada, Liderança Indígena.
Downloads
Referências
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para professores Indígenas.
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 2002.
CABIXI, Daniel M. Sou índio. In: MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Angra, 2000.
CASTORIADIS, Cornelius. A autonomia em política – o indivíduo privatizado. S. Paulo: Revista Margem nº 7, agosto de 1998
GRUPIONI, Luíz Donisete Benzi (org.) As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetro em ação de educação e da Educação Escolar Indígena. Brasília: Ministério da educação Secretaria de Educação Fundamental 2001.
PAES, Maria Helena Rodrigues. NA FRONTEIRA. Os atuais dilemas da escola
indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, num olhar dos Estudos
Culturais. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, UFRGS, 2002.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Urucum Jenipapo e Giz. A educação escolar indígena em debate. Cuiabá: 1997
Recebido: 20/09/2021
Aprovado: 30/11/2021
Publicado: 30/01/2021