DESIGUALDADES NO ACESSO AO ENSINO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Evanil ROCHA
  • Maria Rosa SOUZA
  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

A população brasileira enfrenta a desigualdade social desde a formação territorial do país, resultado da falta de investimentos por parte dos governantes ao longo da história. Este trabalho traz uma reflexão sobre a atual situação da educação na rede estadual de Mato Grosso, levando em conta as dificuldade enfrentadas por alunos e professores neste tempo de pandemia. As principais dificuldades vivida nestes tempos, são as questões emocionais, a falta de acesso aos meios tecnológico e a própria disponibilidade de rede de internet e sem nenhum auxílio do governo do estado.

Palavras chaves: Ensino remoto, Pandemia, Desigualdade e Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

ALVES, Washington Lair Urbano; A história da educação no Brasil: da

descoberta à lei de Diretrizes e Bases de 1996; Dissertação – Universitário

Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins 2009, SP.

CALLAI, Helena Copetti. GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, Associação dos

geógrafos brasileiros, revista terra livre, 1999.

www.agb.org.br › index.php › terralivre › article › view

FREIRE, P., Professor sim, tia não; cartas a quem ousa ensinar. São Paulo Olho

d’água,1997. https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Professorasim-tia-n%C3%A3o-Cartas-a-quem-ousa-ensinar.pdf

Fundação Carlos Chagas; Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica.

https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-depandemia-informe-n-1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da

Educação, 2018. 600 p.

PASINI, Carlos Giovani Delevati Pasini; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação Híbrida em tempos de pandemia: Algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) RS 2020 www.ufsm.br › app › uploads › sites › 2020/06 › Text.

PINTO, Francisco Ringostar e CARNEIRO Rosalvo Nobre; O ensino de Geografia no século XXI: Praticas e desafios do/no Ensino Médio. Revista GeoInterações, Assú, v.3, n.2, p.3-22, jul./dez. 2019.

https://www.google.com/search?q=O+ensino+de+Geografia+no+s%C3%A9culo+XXI%3A+Praticas+e+desafios+do%2Fno+Ensino+M%C3%A9dio.&oq

SUESSI, Rodrigo Capelle; SILVA, Alcinéia de Souza; perspectiva decolonial e a (re)leitura dos conceitos geográficos no ensino de geografia

https://periodicos.ufsm.br/geografia/rt/printerFriendly/35469/html

RODRIGUES, Arlete Moyses, A dinâmica do espaço urbano: novas realidades e desafios; “Geo-Lives em tempos de isolamento social”. Organizados pelo curso de licenciatura em Geografia Unemat/Dead e Programa de Pós-Graduação em Geografia PPGGEO/UNEMAT; Link

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DeeSVtzERs0. 2020.

Recebido: 13/10/2020

Aprovado: 10/02/2021

Publicado: 01/05/2021

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

ROCHA, E., SOUZA, M. R., & PEREIRA, L. da C. P. (2021). DESIGUALDADES NO ACESSO AO ENSINO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO. Revista De Comunicação Científica, 8(1), 17–26. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5548

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>