DECOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Maria Janete Sanches TINO
  • Evaldo FERREIRA

Resumo

O ensino de Geografia apresenta enorme importância na formação do cidadão no que se refere à tomada de consciência do seu papel na sociedade, contudo, para que verdadeiramente esse cidadão possa atuar de forma consciente, é necessário entender e analisar os contextos históricos que construíram tal realidade. Nesse sentido a Geografia se faz fundamental por ser uma disciplina que possibilita trabalhar diversos assuntos e desenvolver o raciocínio crítico do aluno. Assim, esse texto traz alguns exemplos de como trabalhar de forma decolonial os mais variados conteúdos de Geografia ensinados ao longo da vida escolar, para tanto foi realizada pesquisa de autores que tratam desse assunto, a fim de mostrar a importância do mesmo ser ensinado de modo a desenvolver no aluno o pensamento crítico, para que sejam capazes de analisar as consequências históricas dos fatos para a sociedade nos dias atuais.

Palavras-chave: Colonização, Dominação, Escravidão.

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Recebido: 30/11/2020

Aprovado: 30/03/2021

Publicado: 01/05/2021

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

TINO, M. J. S., & FERREIRA, E. (2021). DECOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista De Comunicação Científica, 8(1), 37–44. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5550

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