POVO APIAKÁ, KAYABI E MUNDURUKU E O ENVOLVIMENTO COM O PROJETO AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

Autores

  • Ivanete CRIXI
  • Jones de Adenilson Manhuari CRIXI
  • Alceu ZOIA

Resumo

Neste artigo, apresentamos as contribuições do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola, desenvolvido com os povos Apiaká, Kayabi e Munduruku da Terra Indígena Apiaká/kayabi no Município de Juara-MT. O início do projeto ocorreu em 2017 e continuamos fazendo parte do mesmo, temos tido resultados positivos com a formação de professores, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos pedagógicos viando a política linguística e o ensino bilingue, que estão atendendo os anseios das escolas e comunidades.

Palavra Chave: Língua materna; Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola; Educação Escolar Indígena.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 01 outubro de 2020.

BRASIL, Referenciais para formação de professores indígenas. Brasília, 2002

BRASIL. Diretrizes para a política nacional de educação escolar indígena.

Cadernos de educação básica, série institucional, vol. 2. Brasília: MEC, 1993.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília:

SEF/MEC, 1998.

FERREIRA, W. A. A., ZOIA, A., & GRANDO, B. S. (2020). Aprendizagens dos

saberes indígenas na escola: Desafios para a formação de professores/as

indígenas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(165).

https://doi.org/10.14507/epaa.28.4790.

NASCIMENTO, R. do; ZOIA, A. A relação das crianças Munduruku e a escola. In: Moreira, Jairo Barbosa. Lendo os Brasis: estudos sobre as práticas de leitura, Goiânia: Edições Ricochete, 2018.

ZOIA, A. A comunidade indígena Terena do Norte de Mato Grosso: infância,

identidade e educação. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, 2009.

Recebido: 07/10/2020

Aprovado: 30/03/2021

Publicado: 01/05/2021

Downloads

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POVO APIAKÁ, KAYABI E MUNDURUKU E O ENVOLVIMENTO COM O PROJETO AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA. (2021). Revista De Comunicação Científica, 8(1), 82-92. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5554