ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO VI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS TIC’S EM UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo é um recorte que atende as orientações do “Seminário Interdisciplinar”, sendo este componente da Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres – Jane Vanini. O objetivo central deste trabalho é versar sobre um relato de experiência, que ocorreu durante o Estágio Curricular Supervisionado VI e o uso das TCI’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) em um espaço não escolar. A coleta de dados foi obtida a partir da observação no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) no ano de 2017, no Município de Araputanga-MT. Nosso aporte teórico: Araújo e Neta (2015); Gonh (2009); Libâneo (2002 e 1996); Azevedo et al. (2014) e outros. Ao término desta produção científica constatamos a gama de possibilidades em usufruir, das TIC´s, seus benefícios e recursos.
Palavras chave: Tecnologia, Alfabetização tecnológica, Espaço não escolar.
Downloads
Referências
ANJOS, R. M. P.; COUTO, E. S.; OLIVEIRA, M. C. Leitura e escrita on-line. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. (Orgs.). Inclusão digital: polêmica
contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 145-162. ISBN 978-85-232-1206-3. Availablefrom SciELO Books. Disponível em: <http://books.scielo.org>.
Acesso em: Jan. 2018.
ANSCHAU, C.; SCHNEIDERS, N.; PASCHOALI, D. R. A prática pedagógica em espaços não escolares: uma nova perspectiva de atuação. Disponível em:<http://eventos.seifai.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/381.pdf>. Acesso em: Jan. 2018.
ARAÚJO, A. C. de; NETA, M. S. Estágio curricular supervisionado em ambientes não escolares: reflexões e olhares. In: VI EDIPE - Encontro estadual de docência e práticas de ensino. Anais... Goiânia – GO, 10 a 13 de novembro de 2015. Disponível
em: <
http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/viedipe/PDF/GT9%20Did%20Prat%20Estagio%20pdfGt9_artigo_estagio_curricular_supervisionado_em_ambientes_nao_escolares.pdf>. Acesso em: Jan. de 2018.
ARAÚJO, J. P. O estágio em ambientes não escolares na formação inicial de
professores: relato de experiência. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. Anais... Curitiba – PR, 28 a 31 de agosto de 2017. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25377_13796.pdf>. Acesso em: Jan. 2018.
AZEVEDO, A. et al. TICs na Educação: multivisões e reflexões coletivas. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 215-236, jul.-dez. 2014. Disponível em:
<https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/EL/article/download/.../4395>. Acesso em: Jan. 2018.
CORRÊA, A. de A. A alfabetização tecnológica docente: uma ferramenta da
educação. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 1057-1068, 2016.
Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/26073/pdf >. Acesso em: Jan. 2018.
DUARTE JÚNIOR, J. F. Por que arte-educação? 5. ed. Campinas: Papirus, 1998.
GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de
inclusão social. Rev. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 2002.
LIBÂNEO. J. C. Que destino os educadores darão à Pedagogia? In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia, Ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
Recebido: 07/10/2021
Aprovado: 30/03/2021
Publicado: 01/05/2021