O CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DOCENTE

Autores

  • Élia Lemes Farias
  • Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Contação, História e Imaginação, Formação Docente.

Resumo

Este texto aborda a experiência vivenciada na disciplina de Linguagens, no curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso, polo Canarana-MT.
O trabalho promoveu a reflexão sobre a formação docente inicial, tendo em vista como ela aborda o universo da criança, fortalecendo sua aprendizagem na fase de desenvolvimento em que se encontra. O texto está alicerçado nas reflexões de Bahia (2009), que discute a formação docente e Canton (2005) e Cavalcanti (2005), que problematizama literatura infantil e a contação de histórias. A contação de história contribue com a formação cidadã da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocinio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Geografia. Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Administração. É professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, Geografia Humana, Administração, Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi professora colaboradora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB, Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal - LEAL (CNPq) É integrante do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação, GPMSE-UFMT, atualmente coordena o NEDET/Baixada Cuiabana (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), Desenvolveu o Pós-doutoramento em Educação (PPGE/UFMT), sob a orientação do Professor Doutor Luiz Augusto Passos. Está vinculada ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na condição de pesquisadora visitante onde desenvolve a pesquisa que tem como tema: A influência do patriarcado nos empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de Quilombo no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana-MT. Atualmente é professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e colaboradora do curso de Geografia a Distância UAB/Unemat

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

CANTON. Katia. O maravilhoso mundo dos contos de fadas e seu poder de formar leitores. In Revistas nova escola. Ano XX no 185, setembro de 2005. Editora Abril. São Paulo, SP. 2005

CAVALCANTI, Joana. E foram felizes para sempre? Releitura dos Contos de Fadas Numa Abordagem Psicocrítica. Recife: Prazer de ler. 2005.

CARDOSO, A. L; & FARIA, M. A. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em ARTIGO-ANA-LUCIA-

SANCHES.pdf (uninove.br) Acesso em 03 mar. 2021.

PERUZZO, Adreana. A importância da literatura infantil na formação de leitores. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 15., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em: tomo_1.pdf (filologia.org.br). Acessoem: 31 out. 2019.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Lemes Farias, Élia, & Pereira, L. da C. P. (2022). O CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DOCENTE. Revista De Comunicação Científica, 10(1), 10–26. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/6082

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>