ARTE COMO MEDIAÇÃO: DILEMAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Ricardo de Holanda Leão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12422

Palavras-chave:

Arte, Mediação, Formação Profissional, Serviço Social

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a importância da arte como mediação a partir do pensamento estético marxiano e marxista. Levanta a necessidade de compreender o cotidiano como chão insuprimível das relações sociais, além de discutir os dilemas do uso da arte como parte do arsenal técnico-operativo e ético-político da intervenção profissional do(a) assistente social. A partir de referenciais e falas de profissionais colhidas em campo, o presente artigo está estruturado em cinco partes reconhecendo o lugar da arte na sociedade contemporânea e na profissão. Ao refletir sobre o exercício e a formação profissional, compreende-se os avanços no âmbito formativo e social ao passo que leva em consideração a produção das expressões da “questão social” nos dias atuais e as relações práticas no uso da arte como mediação.

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Biografia do Autor

  • Ricardo de Holanda Leão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

    Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Pesquisador colaborador no Programa de Política Social e Territórios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (POSTERR/UFRB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4248-4261
    E-mail rh.leoes@gmail.com

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Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leão, R. de H. (2024). ARTE COMO MEDIAÇÃO: DILEMAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO SOCIAL. Revista De Comunicação Científica, 1(15), 85-104. https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12422