EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO: O CASO DOS APENADOS EM REGIME FECHADO DE JUARA - MATO GROSSO

Autores

  • Igor Felipe Bergamaschi Centro Universitário do Brasil
  • Alexandre Nascimento UNIDERP
  • Gildete Evangelista da Silva Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12848

Palavras-chave:

Ressocialização; Educação prisional; Lei de Execução Penal.

Resumo

A pesquisa examina a importância da educação na ressocialização de presos no Brasil, destacando o direito constitucional à educação e as políticas públicas para a população carcerária. São identificados obstáculos ao acesso educacional, especialmente no regime fechado, incluindo uma recente decisão judicial sobre estudos fora das prisões na UNEMAT. Propõe-se medidas para fortalecer a educação nas unidades prisionais, visando uma ressocialização eficaz e uma sociedade mais justa e segura. 

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Biografia do Autor

  • Igor Felipe Bergamaschi, Centro Universitário do Brasil

    Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário do Brasil

  • Alexandre Nascimento, UNIDERP

    Mestre em Gestão e Produção Agroindustrial pela UNIDERP.

  • Gildete Evangelista da Silva, Anhanguera-Uniderp

    Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera-Uniderp

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Recebido: 22/07/2024

Aprovado: 20/08/2023

Publicado: 01/09/2024

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bergamaschi, I. F. ., Nascimento, A., & Silva, G. E. da. (2024). EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE RESSOCIALIZAÇÃO: O CASO DOS APENADOS EM REGIME FECHADO DE JUARA - MATO GROSSO. Revista De Comunicação Científica, 2(16), 42-54. https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12848