DESAFIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA

Autores

  • Elismar Bezerra Arruda Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12850

Palavras-chave:

Educação; Trabalhadores; Gestão; Democracia; Autonomia.

Resumo

O presente trabalho trata dos desafios teórico-metodológicos inerentes ao processo de recriação da gestão escolar mediante procedimentos democráticos, cuja realização requer a compreensão crítica sobre os processos educacionais e administrativos, por seus fundamentos e finalidades. Com efeito, busca deslindar os fundamentos do processo administrativo empresarial que, por sua condição e força hegemônica, afigura-se e se difunde à sociedade como o que é correto e eficaz. Também trata da Gestão Escolar Democrática, como processo pedagógico-administrativo que se fundamenta na natureza e finalidade do processo educacional, cuja qualidade é afirmada por sua capacidade de difundir conhecimentos no sentido da autonomização de educandos e educadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elismar Bezerra Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso

Referências

BAMBIRRA, Vânia. O capitalismo dependente latino-americano. Florianópolis, SC: Isular, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo – SP: Paz e Terra, 2009.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Vol. 1. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MARX, K. O Capital. Vol. 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Vol. II. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

PARO, V. Administração crítica – Introdução crítica. 3. ed. São Paulo – SP: Cortez – Autores Associados, 1988.

PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. 2. ed. São Paulo – SP: 1984.

Recebido: 16/08/2024

Aprovado: 18/08/2024

Publicado: 01/09/2024

Downloads

Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arruda, E. B. . (2024). DESAFIOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. Revista De Comunicação Científica, 2(16), 75-89. https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12850