GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO: UM PANORAMA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13188Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação; Comunicação; Gamificação.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a relação da gamificação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, considerando as estratégias de uso da gamificação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Trata-se de um estudo, que utiliza técnicas de revisão sistemática, tendo seu corpus teórico constituído de teses e dissertações das bases digitais da CAPES e BDTD, entre os anos de 2015 a 2022. Os resultados demonstram que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pode facilitar o desenvolvimento das estratégias de gamificação, notando-se, nesta análise, grande predominância da utilização de computadores. Ademais, destaca-se o fato de que a gamificação possibilita maior interação, engajamento e imersão dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem em que essas estratégias se apresentam.
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Recebido: 15/09/2024
Aprovado: 26/11/2024
Publicado: 20/12/2024