INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: avanços e retrocessos

Autores

  • Edson Aparecido Barros IFRO
  • Edione Teixeira de Carvalho IFMT/UNIC

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13192

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Inclusão escolar; Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O texto aborda o papel da geografia no contexto de inclusão no ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA, verificando os avanços alcançados e retrocessos. O procedimento utilizado é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, os materiais analisados são artigos acadêmicos, tese, revistas cientificas e livros que promovem a discussão sobre à inclusão escolar, autismo, geografia e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados obtidos mostraram que desde1988 a partir da Constituição Federal, foram criadas diversas leis e decretos que garantem o direito a matricula e permanência de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular, todas essas leis e decretos representam um grande avanço que só foi possível através de lutas de movimentos sociais e compromissos firmados em ações e eventos internacionais.

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Biografia do Autor

  • Edson Aparecido Barros, IFRO

    Graduando em Geografia  pelo IFRO.

     

  • Edione Teixeira de Carvalho, IFMT/UNIC

    Doutora em Ciências da Educação – UFBA, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFMT). Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC).

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Recebido: 25/11/2024

Aprovado: 28/11/2024

Publicado: 20/12/2024

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Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barros, E. A. ., & Carvalho, E. T. de. (2024). INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA: avanços e retrocessos. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 73-88. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13192