HIP-HOP, EDUCAÇÃO E PRODUÇÕES DE SENTIDO: RAPENSANDO A DIFERENÇA VIA GLOBALIZAÇÃO VERNACULAR
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13195Palavras-chave:
Hip-Hop; Escola; Diferença; Interculturalidade.Resumo
Pensar em articular Hip-Hop e suas linguagens com a educação institucionalizada não é novidade. Assim, o objetivo deste texto é estudar a interculturalidade, articulando a referida “cultura de rua” com a escola, considerando ideias em torno da globalização e da diversidade. Suscita questões, destacando tendências propostas e apostas; debate “a pedagogia Hip-Hop”, tendo como pressuposto a valorização da pluralidade. De forma provocativa, distingue diversidade de diferença, com base na rejeição de “categorizações conformadas”. Por fim, infere que uma cultura não pode ser escolarizada sem hibridizações, haja vista a própria negociação escolar.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In: PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 27-56.
APPADURAI. Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Editorial Teorema, 2004.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto (orgs.). Globalização e educação: perspectivas críticas. Trad. Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
BURBULES, Nicholas C. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antônio Flávio (org.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez Editora, 2003, p. 159-188.
CASTRO JÚNIOR, Mário Damião. Art’culando a linguagem: O hip hop como cultura, ciência, arte e comunicação criativa. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, 2021.
CUNHA, Manuela Carneiro da. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: CUNHA, Maria Carneiro da. (org.). Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Ubu Editora, 2017, p. 304-369.
DIAS, Cristiane Correia. Por uma Pedagogia hip-hop: O uso da linguagem do corpo e do movimento para a construção da identidade negra e periférica. 2018. 194 f (Mestrado) em Educação. Universidade de São Paulo, São, 2018.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, Jorge. SKLIAR, Carlos. (orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 119- 138.
FELIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: cultura e política no contexto paulistano. 2005. 206 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc. Campinas, v. 33, n. 120, p. 727- 744, 2012.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, 410 p.
HILL, Marc Lamont. Batidas, rimas e vida escolar: pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade. Trad. Paola Prandini e Vinícius Puttini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação, Política Pública e Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.100, p. 1151-1167, jul./set. 2018.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Filosofias africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
MACEDO, Elizabeth. Currículo, Cultura e Diferença. In: LOPES, Alice Casimiro; ALBA, Alicia de (orgs.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, p. 83-104.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
RIBEIRO, William de Goes. Remobilizando a pesquisa com o pós-estruturalismo: quando a diferença faz toda a diferença. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 542- 548, set./ dez., 2016.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e a questão racial no Brasil - 1870- 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SIQUEIRA, Thales Rodrigo de; RIBEIRO, William de Goes. Às margens da Educação Física Escolar: cultura Hip-Hop, diferença e políticas curriculares. In: RIBEIRO, William de Goes; OLIVEIRA e SILVA, Rita de Cássia de; DESTRO, Denise de Souza (orgs.). Educação Física e Diferença: perspectivas e diálogos. Curitiba: CRV, 2021, p. 231-256.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Recebido: 21/11/2024
Aprovado: 26/11/2024
Publicado: 20/12/2024