HIP-HOP, EDUCAÇÃO E PRODUÇÕES DE SENTIDO: RAPENSANDO A DIFERENÇA VIA GLOBALIZAÇÃO VERNACULAR

Autores

  • William de Goes Ribeiro Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF
  • Thales Rodrigo de Siqueira Universidade São Judas Tadeu (USJT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13195

Palavras-chave:

Hip-Hop; Escola; Diferença; Interculturalidade.

Resumo

Pensar em articular Hip-Hop e suas linguagens com a educação institucionalizada não é novidade. Assim, o objetivo deste texto é estudar a interculturalidade, articulando a referida “cultura de rua” com a escola, considerando ideias em torno da globalização e da diversidade. Suscita questões, destacando tendências propostas e apostas; debate “a pedagogia Hip-Hop”, tendo como pressuposto a valorização da pluralidade. De forma provocativa, distingue diversidade de diferença, com base na rejeição de “categorizações conformadas”. Por fim, infere que uma cultura não pode ser escolarizada sem hibridizações, haja vista a própria negociação escolar.

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Biografia do Autor

  • William de Goes Ribeiro, Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF

    B.boy há 25 anos. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (PPCULT/ UFF). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult), Instituto de Educação de Angra dos Reis, UFF.

  • Thales Rodrigo de Siqueira, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

    B.boy há 15 anos, professor de Educação Física na rede municipal de Cunha - São Paulo. Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT).

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Recebido: 21/11/2024

Aprovado: 26/11/2024

Publicado: 20/12/2024

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Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ribeiro, W. de G. ., & Siqueira, T. R. de . (2024). HIP-HOP, EDUCAÇÃO E PRODUÇÕES DE SENTIDO: RAPENSANDO A DIFERENÇA VIA GLOBALIZAÇÃO VERNACULAR. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 142-162. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13195