METODOLOGIAS DE ENSINO DO CICLO MENSTRUAL E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13214Palavras-chave:
Ciclo Menstrual; Menstruação; Métodos Contraceptivos; Sequência Didática.Resumo
O presente estudo explora a importância de ensinar o ciclo menstrual e os métodos contraceptivos no ambiente escolar, destacando seu papel crucial na educação para a saúde sexual. O Objetivo é realizar um levantamento das tendências e abordagens de pesquisa sobre o ensino do ciclo menstrual e os métodos contraceptivos por meio de sequencias didáticas, de acordo com as Dissertações e Teses brasileiras publicadas nos anos de 2019 a 2023. Utilizando uma metodologia qualitativa, foram analisadas dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), focando em estudos que utilizam a sequência didática como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que há uma escassez de pesquisas específicas sobre o ensino do ciclo menstrual e métodos contraceptivos, apesar da sua importância.
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Recebido: 20/09/2024
Aprovado: 27/10/2024
Publicado: 20/11/2024