SABERES TRADICIONAIS EM SALA DE AULA: O RITUAL DO CICLO DE VIDA DE CRIANÇA PARA ADOLESCÊNCIA DO POVO KANELA DO ARAGUAIA-ALDEIA NOVA PUKANU

Autores

  • Raquel Pereira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Maria Helena Rodrigues Paes Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • Neodir Paulo Travessini Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v5i18.13791

Palavras-chave:

Ritual Kanela, Saberes tradicionais, Escola diferenciada

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a relação entre a realização de ritual de passagem da criança para adolescência do povo Kanela do Araguaia-MT e o contexto escolar, quando os saberes tradicionais são transformados em produto pedagógico para o ensino e aprendizagem dos alunos. A partir do ritual mencionado, são estabelecidas diversas relações com os saberes nacionais, como as propriedades das plantas (jenipapo e urucum), das quais são produzidas as tintas usadas para a pintura corporal. Os alunos conhecem especificamente o tipo de grafismo usado para o ritual de passagem, pois todo ritual tem sua pintura específica. Portanto, é um trabalho para uma educação diferenciada, usando os saberes da comunidade para construir a escola que queremos, que não retalha nossos costumes e nem nossa alteridade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Pereira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

  • Maria Helena Rodrigues Paes, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT.

  • Neodir Paulo Travessini, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Referências

ABREU, Robeta Melo de Andrade, ALMEIDA, Danilo Di Manno. Refletindo sobre a pesquisa e sua importancia na formação e na prática do professor do ensino fundamental IN R. Faced, n. 14 p. 73-85 jul/dez. 2008.

ABREU Waldir Ferreira de; ALMEIDA Debora Renata Muniz; PEREIRA, Alexandre Alberto Premissas-força para s pensar a pesquisa decolonial em educação. In territórios. Revista de educação. v. 9. N.18 e 259001, 2023.

CROCKER, William H. Canela Apanyekrá. In: Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Canela_Apanyekr%C3%A1>. Acesso em: 25/07/2024.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi e VIDAL, Lux Boelitz. A tolerância e os povos indígenas: a busca do diálogo na diferença. 2001, Anais. São Paulo: Edusp, 2001. . Acesso em: 26 jul. 2024.

MELATTI, Julio Cezar. Timbira. In: Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Timbira. Acesso: 25/07/2024.

Recebido: 20/08/2024

Aprovado: 03/01/2025

Publicado: 30/04/2025

Downloads

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, R. P. da, Paes, M. H. R., & Travessini, N. P. (2025). SABERES TRADICIONAIS EM SALA DE AULA: O RITUAL DO CICLO DE VIDA DE CRIANÇA PARA ADOLESCÊNCIA DO POVO KANELA DO ARAGUAIA-ALDEIA NOVA PUKANU. Revista De Comunicação Científica, 5(18), 97-113. https://doi.org/10.30681/rcc.v5i18.13791