PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA UMA PRÁTICA CULTURAL DO POVO MUNDURUKU - MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v6i19.14146Palavras-chave:
Povo Munduruku, Cultura Alimentar, TerritorialidadeResumo
Desde muito cedo, aprendemos que a farinha de mandioca é um dos principais alimentos para as populações indígenas, e para o povo Munduruku isso não é diferente. Trata-se de um alimento consumido diariamente pelas famílias da comunidade. Com o passar dos anos e o surgimento de novas gerações, essa prática cultural não apenas se manteve, mas vem se fortalecendo cada vez mais com atividades e conteúdos trabalhados a partir da vivencia familiar. Assim, o objetivo deste texto é apresentar a prática cultural da produção e consumo da farinha de mandioca pelo povo Munduruku do Município de Juara, no Estado de Mato. E também relacionar essa prática cultural com o ensino e a aprendizagem, destacando a importância da territorialidade nesse processo de fortalecimento da pratica cultural.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RECNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Relatório situacional do distrito sanitário especial de saúde indígena, Brasília, SESAI, secretaria de saúde indígena, distrito sanitário especial indígena – Kayapo do Mato Grosso, divisão especial de atenção à saúde indígena, 2022.
MINAYO, Maria Cecilia De Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, Método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2011.
MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira. São Paulo: FTD Educação, 2020.
KRIXI, Joaquim. A narrativa da origem da roça. Consultor Nativo. Terra Indígena Apiaká, -Kayabi: aldeia Nova Munduruku, 2020.
PARÁ. EMATER-PA. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, 2022. Disponível em: https://www.emater.pa.gov.br/noticia/emater-desenvolve-projeto-farinha-munduruku-em-aldeias-de-jacareacanga. Acesso em: 03 jun. 2025.
SILVA, Regina; SATO, Michele. Acolhida e apresentação: Mapeamento dos grupos sociais do Estado de Mato Grosso – Brasil In ambiente & Sociedade. Jul-dez, v.XIII, n.2, p.261-281,2010.
Recebido: 15/07/2025
Aprovado: 15/08/2025
Publicado: 30/08/2025

