ENTRE FRONTEIRAS E SABERES: RELATOS DE UMA BOLSISTA IMIGRANTE BOLIVIANA NO PROJETO MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA, EM CÁCERES-MT

Autores

  • Francisnaide Putare Prado Bolsista de ICJ do Programa Mais Ciência na Escola
  • Jussara Cebalho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Anastacia da Cruz Moraes Alvares Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v8i21.15148

Palavras-chave:

Interculturalidade. , Protagonismo. , Educação Científica.

Resumo

Este estudo analisa o relato de experiência de uma estudante imigrante boliviana, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e bolsista de Iniciação Científica Júnior no Projeto Mais Ciência na Escola, em Cáceres-MT. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise do relato da própria autora, considerando sua trajetória de vida, escolarização e participação em atividades científicas. Os resultados evidenciam que a inserção em projetos de iniciação científica contribui significativamente para o desenvolvimento da autonomia, autoestima e protagonismo estudantil. Destaca-se, ainda, a valorização dos saberes tradicionais, permanecem mesmo em contexto migratório. Além disso, observa-se o fortalecimento do protagonismo feminino, especialmente entre estudantes da EJA.

Biografia do Autor

  • Francisnaide Putare Prado, Bolsista de ICJ do Programa Mais Ciência na Escola

    Estudante da EEDIEB Prof. Milton Marques Curvo e Bolsista de ICJ do Programa Mais Ciência na Escola

    Orcid: https://orcid.org/0009-0000-8595-4150

    E-mail: francisnaidep@gmail.com

  • Jussara Cebalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia - UNEMAT.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3720-1880

    E-mail: jussaracebalho@hotmail.com

  • Anastacia da Cruz Moraes Alvares, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - UNEMAT.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3637-3274

    E-mail: anastacialvares@gmail.com

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Geografia e Professora Programa de Pós Graduação em Geografia - UNEMAT.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8733-55

    E-mail: lisanilpatrocinio@gmail.br

Referências

Referências

ALVES, R. R. N.; ROSA, I. M. L. Uso de recursos da fauna silvestre por populações humanas. Revista Interciência, Caracas, v. 32, n. 8, p. 494–500, 2007.

ASSIS, M. M.; DESLANDES, S. F. Migrantes bolivianos em situação de vulnerabilidade: um estudo qualitativo com mulheres em São Paulo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 14, n. 35, p. 321-334, 2010.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2008.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

DIEGUES, A. C. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. São Paulo: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio; ARAÚJO, Carlos Wagner Costa; VIANA, Cláudia Ferreira de Maya. Mais Ciência na Escola: iniciação científica e popularização da ciência em escolas de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas do estado de Mato Grosso-Brasil. Revista Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 22, n. 12, p. 01–16, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n12-014.

TOMICHA, Glory Lojanine Palocio; ROJAS, Vanessa Isabely Gonçalves; CEBALHO, Jussara; PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira. Educação e Interculturalidade: a presença de alunos bolivianos em uma escola pública de Cáceres-MT. In: Revista de Comunicação Científica–RCC, set. /dez., vol. I, n. 13, p. 19-32, 2023.

VERA, Thaís Isis da Cruz; SANGALLI, Andréia.

As fronteiras da educação do campo na fronteira Brasil-Bolívia em tempos de Covid-19. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, n. 24, 2022.

Downloads

Publicado

2026-04-30

Como Citar

Prado, F. P. ., Cebalho, J. ., Alvares, A. da C. M. ., & Pereira, L. da C. P. . (2026). ENTRE FRONTEIRAS E SABERES: RELATOS DE UMA BOLSISTA IMIGRANTE BOLIVIANA NO PROJETO MAIS CIÊNCIA NA ESCOLA, EM CÁCERES-MT. Revista De Comunicação Científica, 8(21), 101-113. https://doi.org/10.30681/rcc.v8i21.15148