AMCAFLATO: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES CALIFÓRNIA, FLAMBOYANT E TOCAIA GRANDE: UMA LEITURA DE EDUCAÇÃO POPULAR
Resumo
Este artigo é parte do resultado de trabalho de pesquisa de conclusão do curso de Pedagogia e foi desenvolvido na AMCAFLATO - Associação de Moradores do Jardim Califórnia, Flamboyant e Tocaia Grande. Em um primeiro, apresentamos uma breve contextualização da educação popular e seus principais conceitos e autores e, em seguida, a AMCAFLATO, alguns registros históricos de seu surgimento, sua relação com seus moradores e associação e sua organização. Posteriormente, procedemos às análises realizadas acerca da concepção/percepção dos líderes da AMCAFLATO sobre a função destes na associação, considerando os aspectos de participação e de proposição de ações à comunidade, relatando, ao mesmo tempo, experiências coletivas e pedagógicas, na perspectiva da educação popular junto à Associação dos Moradores. Os procedimentos metodológicos pautaram-se pela pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas com os líderes da associação, análise documental e observação participante. Os apontamentos construídos direcionam-se para a constituição de uma associação reconhecida e com institucionalização, com presença de estatuto e ações de negociação junto aos poderes executivo e legislativo do local. A leitura acerca da associação é de uma instituição legal, com uma prática pedagógica que se insere no exercício da Educação Popular. Os membros que dela fazem parte apresentam uma história de vida ligada a trabalhos com diversos movimentos de trabalho social que contribuem com esta organização, sendo que sua funcionalidade persegue a libertação e procura o desligamento social alienante com o fortalecimento das ações coletivas que são construídas com o movimento dos educadores populares.
Palavras-chave: Associação; Educação Popular; movimentos