ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DOS MORADORES DE RUA À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE - MT
Resumo
O estudo em tela apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da realidade dos moradores de rua do Município de Várzea Grande-MT, buscando através de seu conteúdo, trazer à tona a realidade desses cidadãos e a sua realidade social. Partimos da premissa de analisar projetos sociais, assim, como também; um foco extra, em trabalhos que foquem na superação das dificuldades encontradas, tomando por objetivo a resolução do problema através de políticas públicas sociais utilizando-se de métodos quantitativos, bem como uma pesquisa de campo, no qual participaram desse trabalho, cidadãos que se encontram na situação de vulnerabilidade e, a partir de informações extraídas por queixas relatadas, pode -se comprovar o descaso e as condições sub-humanas dessas pessoas, que praticamente não “existem” para a sociedade e nem para os políticos, pois enfrentam a ausência de recursos de segurança e políticas públicas, que façam ressurgir a dignidade desses seres humanos. Ademais, objetivamos contribuir para uma conscientização social, evidenciando as dificuldades de se viver em uma sociedade sem cuidados e sem amparo político e social.Palavras-chave: Moradores de Rua; Direitos Humanos; Políticas Públicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 21 de Março de 2018.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua.
FOLHAMAX. Várzea Grande inaugura centro odontológico. Disponível em: <http://www.folhamax.com/cidades/varzea-grande-inaugura-centro-odontologico/159794> Acesso em: 12 de Maio de 2018.
JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.
MATOGROSSOMAIS. Atualmente, 123 mil famílias vivem abaixo da linha da pobreza em MT. Disponível em: <http://matogrossomais.com.br/2017/09/25/atualmente-123-mil-familiasvivem-abaixo-da-linha-da-pobreza-em-m> Acesso em: 15 de Maio de 2018.
MT.GOV. Morados de rua de Várzea Grande são foco de ação integrada. Disponível em: <http://www.mt.gov.br/-/6227298-moradores-de-rua-de-varzea-grande-sao-foco-de-acaointegrada> Acesso em: 25 de Maio de 2018.
TARACHUQUE, J.; SOUZA, W. Bioética e a Vulnerabilidade da população em situação de rua: Um estudo a partir da realidade de Curitiba. Curitiba. 2013.
VGNEWS. Prefeitura inaugura centro odontológico de Várzea Grande na próxima terçafeira. Disponível em: <http://www.vgnews.com.br/varzea_grande/id734476/prefeita_inaugura_centro_odontologico_de_varzea_grande_na_proxima_terca_feira> Acesso em: 10 de Maio de 2018.
VGNOTÍCIAS. Levantamento aponta que existem 73 “andarilhos” em Várzea Grande. Disponível em: <https://www.vgnoticias.com.br/cidades/levantamento-aponta-que-existem73-andarilhos-em-varzea-grande-centro-pop-sera-implantado-no-municipio/19687> Acesso em: 10 de Abrir de 2018.
VGNOTÍCIAS. Prefeitura lança Programa Consultório de rua em Várzea Grande. Disponível em: <https://www.vgnoticias.com.br/cidades/prefeitura-lanca-programaconsultorio-de-rua-em-varzea-grande/12325> Acesso em: 28 de Maio de 2018.
VIDAL. Ética Teológica: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 1999.
VIEIRA, Maria Antonieta da Costa et al. (Orgs.). População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 1992.
ZALUAR, Alba. Perfil da população de rua. In: ROSA, C. M. M. População de rua: Brasil e Canadá. São Paulo: HUCITEC, 1996.