PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PERCEPÇÕES DE UMA APRENDIZ
Resumo
O trabalho em tela é uma reflexão a partir das observações e regências de uma acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR campus de Ji-Paraná, para a disciplina de Fundamentos e Práticas de Alfabetização, desenvolvido com estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal de Ji-Paraná. O objetivo foi identificar atividades impressas de concepção de cunho empiristas e construtivistas nos cadernos escolares utilizadas durante o processo de alfabetização e ainda, identificar as hipóteses de escrita de uma criança de cinco anos através de uma sondagem impressa. A metodologia foi pautada em observação, regência, aporte teórico de Weisz (1988; 2000), Porto e Peres (2009). Logo, a atividade possibilitou aprimorar meus conhecimentos sobre o processo de aquisição da escrita e pensar metodologias de ensino voltadas para a realidade das/os estudantes, ou seja atividades significativas, para que ela/e possa avançar em seus conhecimentos.Palavras-chave: Alfabetização; Atividades; Escrita.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
PORTO, G.; PERES, E. Concepções e práticas de alfabetização vistas através de cadernos escolares. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, 2009.
WEISZ, T. Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado. São Paulo, 1988.
WEISZ, T.; SANCHEZ, A. O Diálogo Entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
Downloads
Publicado
2018-09-01
Edição
Seção
Capítulos
Como Citar
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PERCEPÇÕES DE UMA APRENDIZ. (2018). Revista De Comunicação Científica, 3(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3098