INGLÊS NA PALMA DA MÃO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS CONECTADOS À INTERNET

Autores

  • Jessica Azevedo Gonçalves
  • Valdir Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.169

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo uma nova metodologia de aquisição da língua inglesa no que se refere às habilidades de compreensão oral e escrita, através do uso de celulares, especialmente os Smartphones. A sociedade do conhecimento é marcada pela apropriação de informação e por novos métodos de aprendizagem que, certamente, contemplarão alunos que se adaptam com as tecnologias utilizadas no mundo informatizado. A investigação acerca da autonomia na aprendizagem do idioma que um aplicativo instalado em celulares Smartphones foi feita através de inúmeras pesquisas, buscamos identificar esses recursos e a formas de estudo que eles proporcionam aos alunos para o aprendizado de inglês. Quanto à utilização desses recursos realizamos uma investigação através de questionário semiestruturado, com os alunos do curso de Letras da Unemat/Cáceres, a fim de identificar o conhecimento dos alunos sobre esses aplicativos e a utilização destes pelos alunos como recurso, de aprendizagem extraclasse. Essa verificação da aquisição foi feita através de uma pesquisa quantitativa, com uma entrevista semiestruturada que auxiliou a coleta de dados através do questionário. Este estudo mostra uma nova possibilidade de aquisição de uma língua através de uma nova forma de aprendizagem do idioma Inglês, com recursos práticos, acessíveis e necessários nesse contexto moderno em que está inserido a sociedade atual.

Referências

BARROS, Thiago. O que é smartphone e para que serve? Disponível em: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/o-que-e-smartphone-e-para-que-serve.html. Acesso em: 10/11/2013.

GOOGLE PLAY. Pesquisa: Aplicativos Android para Aquisição da Língua Inglesa. Disponível em: https://play.google.com/store/search?q=ingles&c=apps. Acesso em: 04/06/2013.

INFOESCOLA. O que são apps? Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-apps/. Acesso em: 14/12/2013.

QUAINO, Lilian. Metade da população brasileira está incluída no mundo digital, diz FGV. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/07/metade-da-populacao-brasileira-esta-incluida-no-mundo-digital-diz-fgv.html. Acesso em: 17/06/2012.

SILVA, W. M. Estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras – um caminho em direção à autonomia. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSM 1806-275X, 2006. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/silva_w.pdf Acesso em: 10/10/2013.

SÁ, Haron Francisquini Martins de, PEREIRA, Eliane Nascimento, CARELLI, Izaura Maria. Aprendizagem de inglês assistida por celular. Estudos Linguísticos e Literários: Saberes e Expressões Globais, ISSN 2175 389X. Foz do Iguaçu, 2011.

VILARINHO, Sabrina. Metodologias do inglês. Disponível em:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/metodologias-ingles.htm. Acesso em: 15/12/2013.

VALENTIM, Hugo Duarte. Para uma compreensão do Mobile Learning. Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. 2009. Disponível em: http://run.unl.pt/bitstream/10362/3123/1/Hugo_Valentim_M-Learning.pdf. Acesso em: 20/01/2014.

Downloads

Publicado

01/08/2014

Como Citar

Gonçalves, J. A., & Silva, V. (2014). INGLÊS NA PALMA DA MÃO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS CONECTADOS À INTERNET. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 49–57. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.169