O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa quatro charges, de diferentes temáticas, e mostra a importância do conhecimento sociocultural dos sujeitos para a construção de diferentes sentidos de um texto. A compreensão do gênero discursivo-textual charge requer a consideração de outros aspectos, além das linguagens não verbais que a constituem, uma vez que reflete juízos de valor sobre assuntos que aborda. Assim, são comuns críticas a fatos políticos e sociais, por meio do recurso expressivo ironia. Ao analisarmos uma charge, portanto, entramos em contato com várias informações que demandam a ativação de conhecimentos prévios sobre o tema, a produção de inferências, dentre outros. Por outro lado, a não observância desses fatores pode trazer dificuldades à compreensão dos sentidos possíveis veiculados. Vale salientar que os PCN sugerem um estudo/ensino de língua materna a partir do trabalho com os gêneros que circulam nas diferentes esferas sociais, como forma de levar o aluno a interagir com e refletir sobre a linguagem. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2003), Britto (2003), Brasil (1998), Guimarães (2009), Koch (2003), Marcuschi (2003) e Mouco e Gregório (2007).
Palavras chave: Gêneros. Charge. Sentidos.
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Referências
Referências Bibliográfica
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins fontes, 2003.
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