O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Tamara Cristina penha da Costa Universidade do Estado do pará
  • Oziel Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa quatro charges, de diferentes temáticas, e mostra a importância do conhecimento sociocultural dos sujeitos para a construção de diferentes sentidos de um texto. A compreensão do gênero discursivo-textual charge requer a consideração de outros aspectos, além das linguagens não verbais que a constituem, uma vez que reflete juízos de valor sobre assuntos que aborda. Assim, são comuns críticas a fatos políticos e sociais, por meio do recurso expressivo ironia. Ao analisarmos uma charge, portanto, entramos em contato com várias informações que demandam a ativação de conhecimentos prévios sobre o tema, a produção de inferências, dentre outros. Por outro lado, a não observância desses fatores pode trazer dificuldades à compreensão dos sentidos possíveis veiculados. Vale salientar que os PCN sugerem um estudo/ensino de língua materna a partir do trabalho com os gêneros que circulam nas diferentes esferas sociais, como forma de levar o aluno a interagir com e refletir sobre a linguagem. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2003), Britto (2003), Brasil (1998), Guimarães (2009), Koch (2003), Marcuschi (2003) e Mouco e Gregório (2007).

 

Palavras chave: Gêneros. Charge. Sentidos.

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Biografia do Autor

  • Tamara Cristina penha da Costa, Universidade do Estado do pará
    Granduanda do 4º ano do curso de letras
  • Oziel Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará
    Professor do curso de letras da Universidade do Estado do Pará.

Referências

Referências Bibliográfica

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins fontes, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITTO, Luíz Parcival Lemes. Contra o consenso: cultura escrita, escrita, educação e participação. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.

GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009. p.134.

KOCH, Ingedore Villaça. A construção dos sentidos no texto: coesão e coerência. In: O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2013. p.45.

LAKATOS, E; M. MARCONI, M; A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MARCUSCHI, A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; gêneros textuais e ensino. Rio de janeiro: Lucena, 2003.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOUCO, M. A. T; GREGÓRIO, M. R. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. Paraná, 2007.

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Publicado

02.08.2019

Como Citar

O GÊNERO TEXTUAL CHARGE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(1), 36-48. https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2554