A POLÍTICA LINGUÍSTICA NOS GAMES

Autores

  • Anna Karoliny Dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Silvia Maria Canteli UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito da linguagem e  identidade gamer como política linguística. Essa questão é abordada por meio de pesquisas e coletas de dados que visam identificar sua linguagem e identidade gamer, relatando e expondo alguns dados sobre linguagem e vivência gamer. Para tanto, observou-se que os discursos de gamers envolvem questões sobre machismos e ambientes tóxicos, dos quais são fomentados por um sistema de marketing mundial focalizado mais em vender a imagem, vulgo identidade gamer, do que em inserir os games como um ambiente de lazer e de comunicação e interação global. O Brasil tornou-se um dos maiores polos de tecnologia em games do mundo e com esse crescimento surgiram embates de questões sociais e culturais. O estudo de campo foi analisado neste país, especificamente na região de Florianópolis/SC, pois atualmente a cidade de Florianópolis também está na lista dos maiores polos tecnológicos do Brasil, conhecida por ser a capital da inovação e como a segunda cidade mais empreendedora desse país. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Karoliny Dos Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Estudante de bacharelado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e estudante no curso de Marketing Social, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

Silvia Maria Canteli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Estudante de licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; graduada  em Letras bacharelado em Língua Inglesa com  habilitação em Secretariado Bilíngue em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP e Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Referências

CARLSON, R.; CORLISS,J. Imagined Commodities: Video Game Localization and Mythologies of Cultural Difference. In:Games and Culture, vol. 6, 1: pp. 61-82. , First Published October 19, 2010.

CONDOMÍNIO SC. Quais são os principais polos tecnológicos do Brasil. Disponível em http://www.condominiosc.com.br/secoes/cidades/2613-quais-sao-os-principais-polos-tecnologicos-do-brasil. Acesso em 06 de novembro de 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 102p.

RUDIGER, F.R. Cibercultura e pós-humanismo: exercícios de arqueologia e criticismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

SANTAELLA, L. Games e Comunidades Virtuais. Disponível em http://www.canalcontemporaneo.art.br/tecnopoliticas/archives/000334.html. Acesso em 26 de outubro de 2019.

SCHUYTEMA, Paul. Design de games: uma abordagem prática. Tradução de Cláudia Mello Belhassof. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SEVEN IDIOMAS. 38 gírias que Todo Gamer Precisa Saber. Disponível em https://go.sevenidiomas.com.br/blog/28-girias-que-todo-gamer-precisa-saber/. Acesso em 29 de outubro de 2019.

SIGNIFICADOS. Significado de RPG. Disponível em: https://www.significados.com.br/rpg/. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

SILVA, Elias Ribeiro da. A Pesquisa em Política Linguística - Histórico, Desenvolvimento e Pressupostos Epistemológicos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132013000200007&script=sci_abstract&tlng=es

VALOR INVESTE. Brasil é o 13° maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina. Disponível em https://valorinveste.globo.com/objetivo/empreenda-se/noticia/2019/07/30/brasil-e-o-13o-maior-mercado-de-games-do-mundo-e-o-maior-da-america-latina.ghtml. Acesso em 06 de novembro de 2019.

ZILLE, J.A.B. A intensificação do agenciamento nos games: do jogador ao jogador-criador. Tese de Doutorado em comunicação e semiótica. PUC-SP, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Dos Santos Silva, A. K., & Canteli, S. M. (2021). A POLÍTICA LINGUÍSTICA NOS GAMES. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(2), 171–190. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4339

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada