A POLÍTICA LINGUÍSTICA NOS GAMES

Autores

  • Anna Karoliny Dos Santos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Silvia Maria Canteli UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito da linguagem e  identidade gamer como política linguística. Essa questão é abordada por meio de pesquisas e coletas de dados que visam identificar sua linguagem e identidade gamer, relatando e expondo alguns dados sobre linguagem e vivência gamer. Para tanto, observou-se que os discursos de gamers envolvem questões sobre machismos e ambientes tóxicos, dos quais são fomentados por um sistema de marketing mundial focalizado mais em vender a imagem, vulgo identidade gamer, do que em inserir os games como um ambiente de lazer e de comunicação e interação global. O Brasil tornou-se um dos maiores polos de tecnologia em games do mundo e com esse crescimento surgiram embates de questões sociais e culturais. O estudo de campo foi analisado neste país, especificamente na região de Florianópolis/SC, pois atualmente a cidade de Florianópolis também está na lista dos maiores polos tecnológicos do Brasil, conhecida por ser a capital da inovação e como a segunda cidade mais empreendedora desse país. 


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Biografia do Autor

  • Anna Karoliny Dos Santos Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
    Estudante de bacharelado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e estudante no curso de Marketing Social, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.
  • Silvia Maria Canteli, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
    Estudante de licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; graduada  em Letras bacharelado em Língua Inglesa com  habilitação em Secretariado Bilíngue em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP e Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Referências

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Publicado

25.01.2021

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

A POLÍTICA LINGUÍSTICA NOS GAMES. (2021). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(2), 171-190. https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4339