CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL: "ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS" > SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 30-06-2024)
Caríssimos (as) pesquisadores (as),
A Revista Educação, Cultura e Sociedade - ECS (ISSN 2237-1648), periódico eletrônico com avaliação Qualis/CAPES B1, vinculada ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, em parceria com o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) e os Grupos de Pesquisa Culturas Contemporâneas (CULTCON) e a Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (RPPPEFH), convidam para publicarem na Edição Especial 2024.
Tema:
ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
PERÍODO DE SUBMISSÃO: 14.04.2024 a 14.06.2024 (PRORROGADO PARA 30.06.2024), exclusivamente pelo endereço: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs
Avaliação pelos/as pareceristas: até 31.07.2024
Revisão dos manuscritos pelos/as autores/as: até 31.08.2024
Previsão de Publicação: outubro de 2024.
NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS
Para formatação dos textos de artigos o padrão é: fonte Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; folha A4; margem superior e esquerda com 3cm, margem inferior e direita com 2 cm. Citações de autores e bibliografia conforme padrão ABNT. O manuscrito deve estar em formato Microsoft Word. As tabelas e gráficos devem estar em formato Excel, e as figuras no formato JPG com 300 dpi (separados do texto).
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS
Os textos dos artigos devem ter entre 35.000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídos os itens de Resumo, Abstract, Texto do Artigo, Referências e Notas (se houver notas). Devem ter de um a quatro autores. As submissões podem ser em Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa e escrito de acordo com a estrutura apresentada no modelo apensado nesta chamada (template).
FICHA TÉCNICA DO NÚMERO ESPECIAL
Editor-chefe:
Prof. Dr. João Batista Lopes da Silva
Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
Apresentação
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERG
Organizadores
Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda
Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Brasil.
Profa. Dra. Sara Julia Castellanos Quintero
Professora Associada da IUV Universidad, México.
Prof. Dr. Gaudencio Frigotto
Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Brasil.
Prof. Dr. Fernando de Araújo Penna
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil.
SOBRE O CONTEÚDO DOS MANUSCRITOS
Os textos devem abordar o conteúdo da ementa das linhas de Pesquisa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO, aproximando as discussões ao ensino de sociologia. Para orientar a escrita, as linhas de pesquisa do PROFSOCIO são:
1) Educação, escola e sociedade
Reúne investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas com a educação e o ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais. Aborda questões, tais como: sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, relações de poder na escola, diversidade e especificidades regionais, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade.
2) Juventude e questões contemporâneas
Realiza investigações acerca da condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada com as questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como: sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, redes sociais, meio ambiente, consumo, urbanidades e ruralidades.
3) Práticas de ensino e conteúdos curriculares
Reúne investigações voltadas para o entendimento dos elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, novas tecnologias de informação, comunicação e seus usos na escola.
[Template]
O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOB A PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN BASIC EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF HISTORICAL-DIALECTIC MATERIALISM
RESUMO
Descritores:
ABSTRACT
Descriptors:
- INTRODUÇÃO
- MÉTODO
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. 2022. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil, 2022. Acesso em: 14 jul. 2022.
ALVES, Solange Maria. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freiriana e a psicologia histórico-cultural. Chapecó: Argos Editora da Unochapecó, 2012.
BAENINGER, Rosana. Governança das migrações: migrações dirigidas de venezuelanos e venezuelanas no Brasil. In: BAENINGER, Rosana ; JAROCHINSKI-SILVA, J.C. (Org.).Migrações Venezuelanas Campinas: Nepo-Unicamp, 2018. p. 135-138. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/livros/mig_venezuelanas/migracoes_venezuelanas.p df. Acesso em 15 jul. 2022.