INTERTEXTUALIDADE IMAGÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO

Autores

  • Evaneyde dos Santos Souza Instituto Federal de Sergipe
  • Rodrigo Bozi Ferrete Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3814

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa com o jogo Imagem e Interação, elaborado para promover uma prática pedagógica com alunos do ensino médio integrado do curso técnico em agropecuária no Instituto Federal de Sergipe. O jogo se insere, enquanto conteúdo, na área da linguagem, e mais precisamente no estudo dos signos imagéticos, e, quanto prática educativa, na relação das imagens como propulsora de uma aprendizagem cooperativa e sociointeracionista. É uma pesquisa de cunho qualitativo e utilizou a observação não-participante e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos, os quais foram interpretados pelo recurso da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a efetividade do jogo para a aprendizagem e desenvolvimento da capacidade intertextual e leitura de imagens a partir da realidade sociocultural dos participantes.

 

Palavras-chave: Imagens; Intertextualidade imagética; Jogo; Sociointeracionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evaneyde dos Santos Souza, Instituto Federal de Sergipe

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Transtorno do Espectro do Autismo. Desenvolve pesquisa na área de práticas educativas e inclusão educacional .

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe

Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT). Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de metodologia de ensino.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Souza, E. dos S., & Ferrete, R. B. (2020). INTERTEXTUALIDADE IMAGÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3814

Edição

Seção

Artigos