INTERTEXTUALIDADE IMAGÉTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO IMAGEM E INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3814Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa com o jogo Imagem e Interação, elaborado para promover uma prática pedagógica com alunos do ensino médio integrado do curso técnico em agropecuária no Instituto Federal de Sergipe. O jogo se insere, enquanto conteúdo, na área da linguagem, e mais precisamente no estudo dos signos imagéticos, e, quanto prática educativa, na relação das imagens como propulsora de uma aprendizagem cooperativa e sociointeracionista. É uma pesquisa de cunho qualitativo e utilizou a observação não-participante e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos, os quais foram interpretados pelo recurso da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a efetividade do jogo para a aprendizagem e desenvolvimento da capacidade intertextual e leitura de imagens a partir da realidade sociocultural dos participantes.
Palavras-chave: Imagens; Intertextualidade imagética; Jogo; Sociointeracionismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.