Tigrão e Tchutchuca: um acontecimento discursivo da reforma da previdência de 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n1id11198

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Metáfora, Memória, Acontecimento, Reforma da Previdência

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar discursivamente as formulações “tchutchuca com os ricos” e “tigrão com os pobres”, que marcou o entrevero entre o político do PT Zeca Dirceu e o então ministro da economia Paulo Guedes em um debate sobre a aprovação ou não do texto da Reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. Filiamos a nossa proposta de análise ao campo da Análise de Discurso, para compreender nas formulações dos sites o antagon!sta Sensacionalista como se constituem diferentes efeitos de sentidos acerca de questões políticas e sociais, através do funcionamento da memória discursiva em seu desdobramento metafórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística pela UNICAMP, realizou estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA. Professora Adjunta da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atua no Curso de Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística, produzindo pesquisas em Análise de Discurso, Discurso Digital, Midias Sociais e História das Ideias Linguísticas. É membro do CEPEL - Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem da UNEMAT e é líder do Grupo de Pesquisa DISMIDIAS - Discurso e Mídias Sociais (CNPq). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT.

Felipe Souza Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em História, na linha de pesquisa História Social da Cultura (UFMG). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de História Cultural, Música Popular, História Contemporânea e Análise de Discurso.

Hélio Ferreira Mendes Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e mestrado em Línguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes sociais, boato, autor, fake news e topoi.

Cleiton de Souza Sales, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Doutor em linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Possui mestrado em Letras pela mesma instituição. É professor efetivo da Rede Pública Estadual de ensino do Estado de Mato Grosso. É membro do Grupo de Estudos GEPELCO/ UNEMAT e do grupo de pesquisa Discurso e Mídias Sociais - DISMÍDIAS/UNEMAT. Desenvolve pesquisas com reflexões sobre discurso o pedagógico, função-autor e discursos sobre a participação da mulher na política partidária.

Jessica Queiroz De Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Letras Português/Inglês e Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2020), no qual desenvolveu a pesquisa "Caps Lock: o efeito de grito em comentários sobre a mulher". Atualmente é professora na rede básica de ensino (Seduc-MT) e graduanda em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mantém-se na pesquisa através do tema "mulher" pelos caminhos do discurso digital.

Referências

BONDE DO TIGRÃO. Tchutchuca. Disponível em https://www.vagalume.com.br/bonde-do-tigrao/tchutchuca.html Acesso em: 26 ago. 2020.

GADET, F.; PÊCHEUX, M. A Língua Inatingível: Tradução de Bethania Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. 2. ed. Campinas: Editora RG, 2010.

LACAN, J. (1957). O Familionário. In: O Seminário, Livro 5: as formações do inconsciente (1957 – 1958); texto estabelecido por Jacques-Alain Miller. Tradução de Vera Ribeiro; revisão de Marcus André Vieira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

NUNES, S. R. A geometrização do dizer no discurso do infográfico. Campinas: [s.n.], 2012.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 4. ed., Campinas: Pontes Editores, 2002.

O ANTAGON!STA. Paulo Guedes diz a Zeca Dirceu 'tchutchuca é a mãe; sessão é encerrada. São Paulo, 2019. Disponível em: https://oantagonista.uol.com.br/brasil/paulo-guedes-diz-zeca-dirceu-tchutchuca-mae-sessao-encerrada/. Acesso em: 18 maio 2023.

O ANTAGONISTA. São Paulo, 2019. Disponível em: https://oantagonista.uol.com.br/. Acesso em: 18 maio 2023.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento: Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes Editores, 1990.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2009.

PÊCHEUX, M Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al.(orgs.). Papel da memória. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 1999, p. 49-57.

SENSACIONALISTA: um jornal isento de verdade. Rio de Janeiro, 2019a. Disponível em: https://www.sensacionalista.com.br. Acesso em: 18 maio 2023.

SENSACIONALISTA: um jornal isento de verdade. Reforma da Previdência faz Tigrão e Tchutchuca voltarem a trabalhar. Rio de Janeiro, 2019b. Política, n.p. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/sensacionalista/reforma-da-previdencia-faz-tigrao-e-tchutchuca-voltarem-a-trabalhar. Acesso em: 18 maio 2023.

Twitter. 2019. Disponível em: <https://twitter.com/glaubermacario/status/1153627452377317377>. Acesso em: 18 maio. 2023.

Twitter. 2022. Disponível em: <https://twitter.com/CpsSilveira13/status/1585666675214635008>. Acesso em: 18 maio. 2023.

Publicado

2023-05-27

Como Citar

Nunes, S. R., Barbosa, A. P., Ferraz, F. S., Mendes Junior, H. F., Sales, C. de S., & Souza, J. Q. D. (2023). Tigrão e Tchutchuca: um acontecimento discursivo da reforma da previdência de 2019. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n1id11198

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)