Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11222Keywords:
Livro Didático, Gêneros Discursivos, Ensino de Língua PortuguesaAbstract
Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa.
Downloads
References
BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília, MEC. Livro Eletrônico. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 23 out. 2017.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1989. (publicação original em 1929).
BAKHTIN, M. M./MÉDVEDEV, P. N. El método formal en los estudios literarios: introducción crítica a una poética sociológica. Tradução Tatiana Bubnova. Madrid: Alianza Editorial, 1994. (publicação original em 1928).
BAHKTIN, M. Questão de literatura e estética. São Paulo: UNESP/Hucitec, (1992).
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BAZERMAN, Charles. A vida do gênero, a vida na sala de aula. Gênero, agência e escrita. Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, p. 23-34, 2006.
BATISTA, A. A. G. O conceito de “livros didáticos”. Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história, p. 41-73, 2009.
BATISTA, A. A. G. Recomendações para uma política do livro didático.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
BUNZEN, Clécio; ROJO, Roxane. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale, p. 73-118, 2005.
BATISTA, A. A. G. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: ROJO, R. H. R. e BATISTA, A. A. G. (Org.). Livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, letramento escolar e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.
CHAGURI, J. P. As Vozes de uma Política de Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Educação Básica do Estado do Paraná. Acta Scientiarium. Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 225-236, 2010.
DOLZ, Joaquim; SCNHEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michelle. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um documento. In.: DOLZ, Joaquim; SCNHEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
GERALDI, João Wanderley. et al. (orgs.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática,
FANTI, M. G. C. A Linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos. VEREDAS - Rev. Est. Ling, Juiz de Fora, v. 7. n. 1-2, p. 95-111, 2003.
FERREIRA. M. B. A Linguagem e os Processos de Enunciação, Dialogismo e Polifonia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 67-75, 2004.
LEFFA. V. Ensino de Línguas: passado, presente e futuro. Revista Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, 2012.
MACHADO, Irene A. Texto como enunciação. A abordagem de Mikhail Bakhtin. Língua e Literatura, n. 22, p. 89-105, 1996.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. Recife: Departamento de Letras do Centro de Comunicação e Artes da UFPE, 2003. (versão preliminar, inédita).
ORMUNDO, Wilton; CRISTIANE Siniscalchi. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018.
RAMOS, Rossana Regina Guimarães et al. Cartilhas: um paradigma didático-linguístico da alfabetização no Brasil. 2005.
ZANINI. M. Uma Visão Panorâmica da Teoria e da Prática do Ensino de Língua Materna. Acta Scientiarum, Maringá, v. 21, n. 1, p. 79-88, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Jobson Jorge da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.