Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11222

Keywords:

Livro Didático, Gêneros Discursivos, Ensino de Língua Portuguesa

Abstract

Este estudo objetiva analisar os gêneros discursivos da esfera argumentativa do primeiro capítulo de um Livro Didático de Língua Portuguesa (Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor) à luz da teoria da enunciação e da perspectiva da progressão de gêneros. Desse modo, percebemos a visão didática e metodológica desse instrumento pedagógico a partir do trabalho com gêneros textuais da esfera argumentativa na perspectiva do argumentar para convencer. Assim, de modo geral, entendemos o livro didático como algo que faz parte de nosso cotidiano: é adquirido, em geral, no início do ano, em livrarias e papelarias quase sempre lotadas (ou adquirido gratuitamente nas escolas públicas); que vai sendo utilizado à medida que avança o ano escolar. Nesse sentido, organizamos, metodologicamente, o nosso estudo a partir de uma análise qualitativa de cunho bibliográfico e documental, a partir acepções analíticas, quanto à enunciação, ao trabalho progressivo com gêneros e com relação à estratégia tipológica utilizada. Fundamentamos nosso estudo em Bakhtin (1997), Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005) e Leffa (2012). Em termos gerais, concluímos que esta pesquisa aponta para uma proposta crítica e formativa, tendo em vista, o trabalho com o Livro Didático. Entendemos que, o material analisado pode contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos/as alunos/as e está diretamente relacionado com as diretrizes oficiais para o ensino de língua portuguesa.

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Author Biographies

  • Jobson Jorge da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutorando em Educação e Ensino na Rede de Ensino do Nordeste na Universidade Federal Rural de Pernambuco (RENOEN/UFRPE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (PPGE/UPE). Especialista em Ensino de Língua e Literatura do Português pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Foi pesquisador de Iniciação Científica (PIBIC) com ênfase em literatura de minorias étnicas e sexuais, epistemologia do/a professor/a de Língua Portuguesa e alfabetização e letramento. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP). Participou, como bolsista, do Programa de Extensão Acadêmica intitulado: O lugar onde vivo: oficinas de leitura e escrita pelo edital (PIAEXT). Participou do clube do livro Leia mulheres em Nazaré da Mata. É aluno-docente do programa de extensão PREVUPE. É professor-estagiário de Língua Inglesa no Programa de Línguas e Informática PROLINFO e atua como Tutor EAD do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-NE) e no Curso Técnico de Agentes de Saúde (UFRGS). Tem ampla experiência em ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, suas Literaturas e ensino mediado por tecnologias.

  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Universidade de Pernambuco

    É pós-doutora pela Universidade Católica de Pernambuco (2017), doutora (2005) e mestre (2001) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), graduada em Letras (1986) e graduada em Pedagogia (1996). Atualmente é professora adjunta do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu PROFLETRAS - nos campi de Garanhuns e Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE) na disciplina de Alfabetização e Letramento e da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP - no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Sociolinguística, alfabetização e letramento, Literatura Infantil e Educação Inclusiva. É autora de dez livros nas áreas infantil e pedagógica de material pedagógico em Educação a Distância - UNICAP, UPE e UNIVASF. 

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Published

2022-11-15

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Articles

How to Cite

Silva, J. J. da, & Henz, R. R. G. R. (2022). Teaching of Portuguese language mediated by discursive genres of the argumentative field in a didactic book. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11222