Linguagem e discurso: os sentidos de ‘civilidade’ no enunciado “povo-língua-nação” em língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11223

Palavras-chave:

Povo Civilizado, História das Ideias Linguísticas, Análise do Discurso

Resumo

O estudo demonstra os sentidos de Povo-Língua-Nação presente no Decreto de Oficialização da Língua Portuguesa (LP) no Brasil em 1943. Apresenta análise discursiva do enunciado “CIVILIDADE” instituída a partir da imposição da Língua no país colônia até os dias atuais, citando ordens de Marquês de Pombal (1758) proibindo o uso da Língua Geral e, recentemente, o inscrito na Constituição Federal de 1988, quem consolidou a LP como Patrimônio Nacional. A fundamentação teórica baseou-se nas concepções da Análise do Discurso, amplamente difundida por Orlandi, e dialogam com as Histórias das Ideias Linguísticas (HIL) que se constituem um modo de observar a língua historicamente.

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Biografia do Autor

  • Nilce Maria da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui Graduação em Licenciatura em Letras - Português / Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso e exerce a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UNEMAT. Foi vice-reitora no período de 2019 a 2022. Atua no curso de Letras, no Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, na UNEMAT-Cáceres e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, na UNEMAT-Sinop. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, surdez, história das ideias linguísticas, análise de discurso e Educação de pessoas surdas.

  • Waldiney Santana da Costa, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso

    Doutorando em Estudos de Linguagem, área de concentração em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso. É graduado em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela UFMT, é especialista em Educação Interdisciplinar (Universidade PHENIX), especialista em Estudos Linguísticos e Literários e Diversidade Racial (NEPRE/UFMT), especialista em Metodologia do Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira, (FACULESTE/Minas Gerais). Possui formação MBA em Marketing e de Relacionamento Digital, Global, MBA em Executivo em Coaching, (FACULESTE/Minas Gerais) é Mestre em Letras pelo ProfLetras/Cáceres-UNEMAT. Desenvolve pesquisas de poesia de autoria feminina produzida em Mato Grosso, bem como atividades voltadas à poesia visual e digital. Participa do projeto científico ?Viva a Poesia? sob a orientação da Professora Dra. Celia Maria Domingues Rocha Reis (UFMT), é colaborador do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres sob a coordenação da professora Dra. Olga Maria Castrilon-Mendes, com pesquisas e divulgação da literatura brasileira produzida em Mato Grosso, especialmente na região do Araguaia. É filiado ao GEMPEX/ UNB (GRUPO DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR E ESTUDOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICO-CULTURAIS) sob o convite da Professora Dra. Maria Clarisse Vieira, com pesquisas de valorização a pratica e a qualidade do ensino em comunidades, especialmente, no formato de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professor - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MT. É escritor e poeta com livros publicados em verso e prosa. Desenvolve pesquisa na área de Escrita de Autoria Feminina como paradigma entre a denúncia e o deleite estético.

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Publicado

2022-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, N. M. da, & Costa, W. S. da. (2022). Linguagem e discurso: os sentidos de ‘civilidade’ no enunciado “povo-língua-nação” em língua portuguesa. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11223