A Divulgação Científica e o Implante Coclear: uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11228

Palavras-chave:

Implante Coclear, Surdos, Discurso de Divulgação Científica

Resumo

O discurso sobre o implante coclear tem produzido, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade, em geral, discussões profícuas. Quando essas discussões são (re)produzidas na/pela mídia, especialmente a mídia televisiva, por meio do Discurso de Divulgação Cientifica (DDC), tal discussão ganha proporções nacionais. Dessa forma, procuramos, sob o viés da análise de discurso materialista, compreender os efeitos de sentido produzidos pela (re)produção de um discurso científico sobre o implante coclear na/pela Rede Globo de televisão por meio de seus programas matinais destinados, em geral, à mulher, a quem é delegada, com base no imaginário coletivo, a responsabilidade pelo cuidado e educação dos filhos, sobretudo quando esses têm alguma deficiência. Nosso corpus discursivo é composto por oito programas da referida emissora. A partir da análise de nosso material, constatamos que os discursos de divulgação científica acerca do implante coclear são proferidos a partir de um lugar que produz sentidos que o validam como única possibilidade de inclusão da pessoa surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clevisvaldo Pinheiro Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras, área de concentração - Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor Adjunto I, Libras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP). Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Membro dos grupos de pesquisa "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" , "diADorim" e "e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital" da Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tradutor e Intérprete de Libras certificado pelo PROLIBRAS, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí - SEDUC.

Anesio Marreiros Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Letras, área de concentração - Linguagem e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialista em Libras com Docência do Ensino Superior (FAEME); graduado em Letras/Inglês (UESPI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Discurso e Ontologia - GEDON-UFAL; Membro do Núcleo de Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD) e do grupo de pesquisa EntreRios Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da UFPI. Tradutor e Intérprete de Libras/Português - 1.200h (SENAC-PI); Graduado em Licenciatura em Química (UFPI). Atuei como Professor do Departamento de Letras da UEMA (2019 Campus Caxias / 2020-2022 Campus Timon); Professor Formador e Tutor dos cursos de Graduação EAD (UFPI e UESPI), e Professor Bolsista do PARFOR (UFPI e UESPI).

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

CALDAS, Graça. Comunicação, Educação e Cidadania: o papel do jornalismo científico. IN: Guimarães, Eduardo. Produção e Circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2003. 2v.

DELA-SILVA. Do acontecimento jornalístico e do arquivo: efeitos do/no discurso. IN Grigoletto A análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A lingual inatingível: o discurso na história da linguística. [trad.] Bethânia Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas: Editora RG, 2ª edição, 2010.

GREGOLIN, Maria do Rosário; Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo Vol. 4 n. 11 p. 11-25, nov. 2007

GRIGOLETTO, E. O discurso da divulgação cientifica: um espaço discursivo intervelar. 2005. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2005.

GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

IBOPE. Participação da audiência das redes. Disponível em: https://dados.media/#/view/CATEGORY/TELEVISION/MDB_TVA_PARTICIPACAO_AUDIENCIA_REDES Acesso em: 15 de Junho de 2017.

INDURSKY, Freda. O movimento político brasileiro e sua discursivização em diferentes espaços midiáticos. In: FLORES, Giovanna G. Benedetto; GALLO, Solange Maria Leda; LAGAZZI, Suzy; NECKEL, Nádia Régia Maffi; PFEIFFER, Cláudia Castellanos; ZOPPI-FONTANA, Mônica G. (Orgs.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídiam, v. 3. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

LOBATO, Lakshmi Eliane Austregesilo. Desculpe, não ouvi. São Paulo: Atitude Terra, 2014.

NUNES, José Horta. Discurso de divulgação: a descoberta entre a ciência e a não-ciência. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

NUNES, José Horta. A divulgação cientifica no jornal: ciência e cotidiano. In: GUIMARÃES, Eduardo (org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2003. 2v.

ORLANDI, Eni. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, Eni. P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ª Ed, Pontes Editores. Campinas, SP, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi [et al.] 2ed Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014

PFEIFER, Paula. Novas crônicas da surdez: epifanias do implante coclear. São Paulo: Plexus, 2015.

VOGT, Carlos. Revista com ciência: publicação eletrônica de divulgação científica. In: GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

YAMADA, Midori Otake; VALLE, Elizabeth Ranier Martind do. Vivência de mães na trajetória de seus filhos com implante coclear: fatores afetivos e emocionais. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Book Toy, 2014.

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Lima, C. P., & Queiroz, A. M. (2023). A Divulgação Científica e o Implante Coclear: uma análise discursiva. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11228

Edição

Seção

Artigos