A Divulgação Científica e o Implante Coclear: uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11228

Palavras-chave:

Implante Coclear, Surdos, Discurso de Divulgação Científica

Resumo

O discurso sobre o implante coclear tem produzido, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade, em geral, discussões profícuas. Quando essas discussões são (re)produzidas na/pela mídia, especialmente a mídia televisiva, por meio do Discurso de Divulgação Cientifica (DDC), tal discussão ganha proporções nacionais. Dessa forma, procuramos, sob o viés da análise de discurso materialista, compreender os efeitos de sentido produzidos pela (re)produção de um discurso científico sobre o implante coclear na/pela Rede Globo de televisão por meio de seus programas matinais destinados, em geral, à mulher, a quem é delegada, com base no imaginário coletivo, a responsabilidade pelo cuidado e educação dos filhos, sobretudo quando esses têm alguma deficiência. Nosso corpus discursivo é composto por oito programas da referida emissora. A partir da análise de nosso material, constatamos que os discursos de divulgação científica acerca do implante coclear são proferidos a partir de um lugar que produz sentidos que o validam como única possibilidade de inclusão da pessoa surda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clevisvaldo Pinheiro Lima, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras, área de concentração - Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor Adjunto I, Libras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP). Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Membro dos grupos de pesquisa "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" , "diADorim" e "e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital" da Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tradutor e Intérprete de Libras certificado pelo PROLIBRAS, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí - SEDUC.

  • Anesio Marreiros Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura - PPGLL da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Letras, área de concentração - Linguagem e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Especialista em Libras com Docência do Ensino Superior (FAEME); graduado em Letras/Inglês (UESPI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Discurso e Ontologia - GEDON-UFAL; Membro do Núcleo de Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD) e do grupo de pesquisa EntreRios Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da UFPI. Tradutor e Intérprete de Libras/Português - 1.200h (SENAC-PI); Graduado em Licenciatura em Química (UFPI). Atuei como Professor do Departamento de Letras da UEMA (2019 Campus Caxias / 2020-2022 Campus Timon); Professor Formador e Tutor dos cursos de Graduação EAD (UFPI e UESPI), e Professor Bolsista do PARFOR (UFPI e UESPI).

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

CALDAS, Graça. Comunicação, Educação e Cidadania: o papel do jornalismo científico. IN: Guimarães, Eduardo. Produção e Circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2003. 2v.

DELA-SILVA. Do acontecimento jornalístico e do arquivo: efeitos do/no discurso. IN Grigoletto A análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GADET, Françoise; PÊCHEUX, Michel. A lingual inatingível: o discurso na história da linguística. [trad.] Bethânia Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. Campinas: Editora RG, 2ª edição, 2010.

GREGOLIN, Maria do Rosário; Análise do discurso e mídia: a (re) produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo Vol. 4 n. 11 p. 11-25, nov. 2007

GRIGOLETTO, E. O discurso da divulgação cientifica: um espaço discursivo intervelar. 2005. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2005.

GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

IBOPE. Participação da audiência das redes. Disponível em: https://dados.media/#/view/CATEGORY/TELEVISION/MDB_TVA_PARTICIPACAO_AUDIENCIA_REDES Acesso em: 15 de Junho de 2017.

INDURSKY, Freda. O movimento político brasileiro e sua discursivização em diferentes espaços midiáticos. In: FLORES, Giovanna G. Benedetto; GALLO, Solange Maria Leda; LAGAZZI, Suzy; NECKEL, Nádia Régia Maffi; PFEIFFER, Cláudia Castellanos; ZOPPI-FONTANA, Mônica G. (Orgs.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídiam, v. 3. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

LOBATO, Lakshmi Eliane Austregesilo. Desculpe, não ouvi. São Paulo: Atitude Terra, 2014.

NUNES, José Horta. Discurso de divulgação: a descoberta entre a ciência e a não-ciência. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

NUNES, José Horta. A divulgação cientifica no jornal: ciência e cotidiano. In: GUIMARÃES, Eduardo (org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2003. 2v.

ORLANDI, Eni. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, Eni. P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ª Ed, Pontes Editores. Campinas, SP, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi [et al.] 2ed Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014

PFEIFER, Paula. Novas crônicas da surdez: epifanias do implante coclear. São Paulo: Plexus, 2015.

VOGT, Carlos. Revista com ciência: publicação eletrônica de divulgação científica. In: GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2001.

YAMADA, Midori Otake; VALLE, Elizabeth Ranier Martind do. Vivência de mães na trajetória de seus filhos com implante coclear: fatores afetivos e emocionais. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: Book Toy, 2014.

Publicado

2022-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Divulgação Científica e o Implante Coclear: uma análise discursiva. (2022). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11228

Artigos Semelhantes

11-20 de 127

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.