A aprendizagem de língua estrangeira como um direito social: uma análise discursiva de narrativas de professores de inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12006

Palabras clave:

Análise do Discurso, Direitos Sociais, Aprendizagem de inglês

Resumen

A partir de narrativas de professores de inglês da cidade de Parintins-AM, este artigo tem como objetivo problematizar questões relacionadas ao fato de a aprendizagem de inglês ser atravessada pela lógica capitalista, ameaçando assim o direito social que todos temos à Educação Linguística. A metodologia de análise dos dizeres dos professores participantes desta pesquisa segue os princípios e procedimentos da Análise do Discurso (ORLANDI, 2013). Os resultados mostram que mesmo em meio a discursos que apagavam a possibilidade de deslocamento dos sujeitos participantes da pesquisa, eles não deram ouvido a vozes contrárias e encontraram meios de fazer valer os seus direitos.

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Biografía del autor/a

Patricia Christina dos Reis, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997) e especialização em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Cursou mestrado na Universidade do Mississippi (2002), como bolsista da Fulbright. Trabalhou como Leitora Brasileira na Universidade das Índias Ocidentais, Jamaica (2008-2012). Cursou doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2021), seguindo a linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, da área de concentração em Linguística Aplicada do POSLIN. É professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas, campus de Parintins.

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Publicado

2024-02-29

Cómo citar

Reis, P. C. dos. (2024). A aprendizagem de língua estrangeira como um direito social: uma análise discursiva de narrativas de professores de inglês. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id12006