Educação escolar indígena e os reflexos de um imaginário social: uma leitura sob o viés da análise do discurso

Autores

  • Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi
  • Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2615

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Imagem, Indígena

Resumo

O presente trabalho pretende realizar uma leitura acerca dos discursos que constituem o imaginário social em relação ao indígena na sociedade brasileira, mais especificamente, das aldeias do Município de Dourados/MS. Para a reflexão, traremos o enunciado-As crianças da aldeia não nascem espertinhas como as da cidade”, presente na narrativa de uma professora. O trecho narrativo é um recorte do trabalho desenvolvido por Figueiredo, (2013), nas escolas indígenas do referido município. Como base teórica para esse trabalho, nos pautamos nas concepções da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais pontualmente em Pêcheux (1988) no que tange a questão de formação discursiva (FD) e formação imaginária (FI), por entendermos que os dizeres da atualidade estão atrelados a outros discursos constituídos ao longo da história. Nesse sentido, buscamos como pano de fundo, o texto – “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes” do autor sociólogo, Boaventura de Sousa Santos, por entender que o mesmo possibilita uma visualização da existência de  divisão radical da realidade em “deste lado da linha” e “do outro lado da linha” que relega o outro lado à inexistência, invisibilidade e exclusão. (SANTOS, 2010, p. 23).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA. Disponível em: http://www.ufgd.edu.br/faed/licenciatura-indigena. Acesso em 05/06/2017.

CORACINI, Maria Jose?. A celebrac?a?o do outro: arquivo, memo?ria e identidade: li?nguas (materna e estrangeira), plurilingu?ismo e traduc?a?o. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

FIGUEIREDO. A. A. A.: A Provinha Brasil: Os Discursos Inaudíveis de Opressão e Resistência na Educação Escolar Indígena. Dissertação Mestrado. UFGD. MS,2013.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

LIMBERTI, Rita P.A imagem do índio: discursos e representações. Dourados: Editora

UFGD, 2012.

MACHADO, JOÃO. Bialfabetização e Letramento com Adultos em Guarani/Português: é possível? Um estudo etnográfico do Tetã Guarani - Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes - FACALE - UFGD, Dourados - MS. 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

PEREIRA, MARIA CERES. Naquela comunidade rural, os adultos falam "alemão" e "brasileiros". Na escola, as crianças aprendem o português: um estudo do continnum/escrito em crianças de uma classe bisseriada. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem. Campinas, SP. 1999.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Orlandi. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1988.

______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. EniOrlandi. Campinas, SP: Pontes, 1997.

______. [1981]. O estranho espelho da análise do discurso. In: COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político - o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdufScar, 2009. p. 21-26.

______. Ideologia, interpelação, "Efeito Münchhausen". In: Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 2009, p.137-144.

______. Análise Automática do Discurso. Trad. Eni P. Orlandi. In: GADET, Françoise. HAK, Tony. (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso. Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, p. 61-161, (1990 a [1969]).

SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Critical Review of Social Sciences, 78, October 2010,p. 3-46.

______. Entre próspero e caliban: colonialismo, pós-colonialismo e inter-identidade. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. Capítulo 7, p. 227 - 276. (Coleção para um novo senso comum; v. 4).

SGARBI, N. M. F. Q. Interdiscursos sobre educação escolar indígena: opressão e resistência. Relato?rio de Po?s-Doutoramento. UEMS. MS. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Sgarbi, N. M. F. de Q., & Figueiredo, A. A. de A. (2017). Educação escolar indígena e os reflexos de um imaginário social: uma leitura sob o viés da análise do discurso. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2615

Edição

Seção

Artigos