O discurso das tribos urbanas no espaço escolar: categoria, metáfora ou efeito metafórico?

Autores

  • Ana Paula Moreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2616

Palavras-chave:

Tribos urbanas, Análise de discurso, Efeito metafórico

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar o resultado parcial de uma proposta de intervenção realizada no 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Presidente Médici, em Cuiabá (MT). Pensamos a constituição dos sentidos e dos sujeitos nas tribos, pela linguagem na narratividade urbana. A proposta, ancorada na análise de discurso de linha francesa, objetivou confrontar-se com o real das tribos urbanas, pela compreensão do modo como a cidade e seus grupos, enquanto espaço simbólico produzem sentidos. O outro objetivo era compreender a relação sujeito, história e espaço urbano, constitutiva do processo de significação destas tribos a partir de materialidades significantes (como vídeos, manchetes de notícias, propagandas, entre outros). Pretendeu-se construir com os alunos um estudo diferente, colocando o olhar em movimento e compreendendo como as noções do “eu urbano” e do “eu grupo” estão relacionadas ao recorte tribos urbanas que podem ser silenciadas, negadas, metaforizadas ou vislumbradas como possíveis sentidos da cidade. Dessa forma, para ressignificar a vivência dos alunos, tratamos as materialidades de tribos urbanas, incluindo as próprias experiências e vivências dos alunos, considerando o equívoco, a ideologia, enfim, os deslizamentos, os efeitos metafóricos nos gestos de interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7 ed. Campinas: Pontes, 1999

______. Discurso e leitura. 9.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

______. Cidade dos Sentidos. Campinas, SP. Pontes, 2004

FERNANDES, Carolina. Entre o ver e o ler: gestos de leitura da materialidade visual implicando outros gestos de ensino. Gestos de Leitura. Campinas, SP. Unicamp, 2015.

MAFESOLLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. RJ: Forense Universitária, 1998.

PECHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. SP: Editora Unicamp, 2014.

PFEIFFER, Cláudia R. C., Que autor é este? .1995. 146 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Santos, A. P. M. dos. (2017). O discurso das tribos urbanas no espaço escolar: categoria, metáfora ou efeito metafórico?. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2616

Edição

Seção

Artigos