O discurso das tribos urbanas no espaço escolar: categoria, metáfora ou efeito metafórico?
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2616Palavras-chave:
Tribos urbanas, Análise de discurso, Efeito metafóricoResumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar o resultado parcial de uma proposta de intervenção realizada no 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Presidente Médici, em Cuiabá (MT). Pensamos a constituição dos sentidos e dos sujeitos nas tribos, pela linguagem na narratividade urbana. A proposta, ancorada na análise de discurso de linha francesa, objetivou confrontar-se com o real das tribos urbanas, pela compreensão do modo como a cidade e seus grupos, enquanto espaço simbólico produzem sentidos. O outro objetivo era compreender a relação sujeito, história e espaço urbano, constitutiva do processo de significação destas tribos a partir de materialidades significantes (como vídeos, manchetes de notícias, propagandas, entre outros). Pretendeu-se construir com os alunos um estudo diferente, colocando o olhar em movimento e compreendendo como as noções do “eu urbano” e do “eu grupo” estão relacionadas ao recorte tribos urbanas que podem ser silenciadas, negadas, metaforizadas ou vislumbradas como possíveis sentidos da cidade. Dessa forma, para ressignificar a vivência dos alunos, tratamos as materialidades de tribos urbanas, incluindo as próprias experiências e vivências dos alunos, considerando o equívoco, a ideologia, enfim, os deslizamentos, os efeitos metafóricos nos gestos de interpretação.Downloads
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