Um olhar discursivo nas reflexões pedagógicas da EJA: relação poder-saber

Autores

  • Cristiane dos Santos Liberato Eugênio
  • Celina Aparecida Garcia do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2621

Palavras-chave:

Poder, Discurso, Efeito de sentido

Resumo

Os professores tanto da rede pública como privada recebem orientações pedagógicas advindas de sistemas de ensino por meio de documentos orientadores. Esses documentos são, de um modo geral, acatados numa postura de obediência às imposições, muitas vezes veladas, que permeiam o discurso pedagógico. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir discursivamente o material destinado a professores e coordenadores do ensino da EJA, na tentativa de questionar e problematizar o discurso das reflexões pedagógicas, almejando contribuir para o aperfeiçoamento de uma postura crítica em relação ao ensino-aprendizagem dessa modalidade de ensino, a partir da análise das condições de produção e da materialidade linguística. Com base na análise desses documentos, essa pesquisa insere-se numa perspectiva histórica que pretende chamar a atenção para a dimensão política, com o interesse em estudar o discurso educacional tendo como objetivo o questionamento das relações de pode-saber. Partimos da hipótese de que o discurso político-oficial das reflexões pedagógicas direcionado ao ensino da educação de jovens e adultos encontra-se atravessado pela imbricação de duas relações: de poder e de saber, objetivando tanto o bem social quanto a busca da verdade. Esse discurso é atravessado por muitas vozes, dentre das quais se encontram aquelas que perpassam o poder. Com essas vozes, vem à tona a heterogeneidade constitutiva no discurso político educacional dos materiais de análise. Buscaremos também os efeitos de sentido e suas implicações para as relações de poder-saber no discurso das reflexões pedagógicas da EJA, bem como, destacar as marcas linguísticas que caracterizam esse discurso e levantar as emergências de resistência incorporada nas relações de poder-saber. Para tanto, nos valemos do arcabouço teórico da Análise do Discurso de origem francesa (AD), a partir dos estudos de Coracini (2003; 2007; 2011), de Pêcheux (1988; 1990); de Orlandi (1999) e de Authier-Révuz (1990; 1998), a partir do método arqueogenealógico de Foucault (1990; 1997; 1999; 2007).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução/ Maria José Coracini. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

______. Identidade & discurso (dês)construindo subjetividades. Campinas: Editora Unicamp: Chapecó: Artigos Editora Universitária 2003.

Dicionário Houaiss Conciso/ Instituto Antônio Houaiss, organizador; [ EDITOR Mauro de Salles Villar ]. - São Paulo : Editora Moderna, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. 288p.

______. Microfisica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

______. Method. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [Trabalho original publicado em 1969], 2007.

______. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [Trabalho original publicado em 1969], 2008.

MASCIA, M.A A. Investigações discursivas na pós-modernidade. Campinas: Mercado de Letras, FAPESP, 2003.

NEVES, Maria H. M. Ensino de língua e vivência de linguagem. São Paulo: Contexto, 2010,

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. Campinas : Pontes, 1999.

______. Michel Pêcheux e a análise do Discurso. Estudo da Lingua(gem). Vitória da Conquista. 2005

______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2007

ÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1988

_____. .Análise automática do Discurso. In: GADET, F. E HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de M. Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1990.

São Paulo, 2013 Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas Stela C. Bertholo Piconez GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Eugênio, C. dos S. L., & Nascimento, C. A. G. do. (2017). Um olhar discursivo nas reflexões pedagógicas da EJA: relação poder-saber. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 1(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2017v1n1id2621

Edição

Seção

Artigos