A reivindicação do cumprimento da lei do piso salarial dos professores: outro modo de não dizer eu
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2916Palavras-chave:
Semântica do Acontecimento, Desentendimento, Piso Salarial.Resumo
Neste trabalho, propomos analisar o funcionamento enunciativo de quem diz (locutor-x), para quem se diz (alocutário-x) num tipo específico de texto, que estamos chamando de texto-reivindicatório. São textos que significam e se significam sócio-historicamente, considerando a vigência da Lei nº. 11.738/08, que trata da implantação do piso salarial dos profissionais do magistério público da Educação Básica no Brasil. Os textos-reivindicatórios têm por objetivo exigir ou cobrar publicamente algo de interesse coletivo e, geralmente, são grafados em faixas afixadas nos espaços públicos da cidade, tal como a rua ou conduzidas em passeatas, por exemplo. Partimos da hipótese de que nesses textos ocorre um deslizamento na relação Eu – tu para a relação Ele – ele, caracterizando-se um outro modo de não dizer eu, estabelecendo-se na cena enunciativa o conflito entre quem diz e para quem é dito. Para a realização deste trabalho nos aportamos teoricamente pelo viés da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002, 2005).Downloads
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Publicado
2019-10-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 MARA LUCIA MARTINS RODRIGUES
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Como Citar
A reivindicação do cumprimento da lei do piso salarial dos professores: outro modo de não dizer eu. (2019). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 2(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2916