A reivindicação do cumprimento da lei do piso salarial dos professores: outro modo de não dizer eu

Autores

  • Mara Lucia Martins Rodrigues Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Neuza Benedita da Silva Zattar Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2916

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento, Desentendimento, Piso Salarial.

Resumo

Neste trabalho, propomos analisar o funcionamento enunciativo de quem diz (locutor-x), para quem se diz (alocutário-x) num tipo específico de texto, que estamos chamando de texto-reivindicatório. São textos que significam e se significam sócio-historicamente, considerando a vigência da Lei nº. 11.738/08, que trata da implantação do piso salarial dos profissionais do magistério público da Educação Básica no Brasil. Os textos-reivindicatórios têm por objetivo exigir ou cobrar publicamente algo de interesse coletivo e, geralmente, são grafados em faixas afixadas nos espaços públicos da cidade, tal como a rua ou conduzidas em passeatas, por exemplo. Partimos da hipótese de que nesses textos ocorre um deslizamento na relação Eu – tu para a relação Ele – ele, caracterizando-se um outro modo de não dizer eu, estabelecendo-se na cena enunciativa o conflito entre quem diz e para quem é dito. Para a realização deste trabalho nos aportamos teoricamente pelo viés da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002, 2005).

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Biografia do Autor

  • Mara Lucia Martins Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Sou doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística pela UNEMAT. Fiz o curso de Letras (2001) e Mestrado em Línguística também pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Sou professora efetiva na E. E. ´José Bejo´e atuo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Tenho experiência como professora tutora nas disciplinas Fonética e fonologia, Linguística e Sociolinguística. Os trabalhos e pesquisas que venho desenvolvendo são na área da Semântica do Acontecimento.

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Publicado

2019-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A reivindicação do cumprimento da lei do piso salarial dos professores: outro modo de não dizer eu. (2019). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 2(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2916

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