O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística

Autores

  • Divino Alex Rocha-de-Deus
  • Eliana de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n1id4125

Resumo

A partir da articulação entre a História das Ideias Linguísticas (HIL) e a Análise de Discurso, este trabalho toma como questão a formulação que determina o ensino da Língua Portuguesa como língua materna, conforme materializada na Matriz de Competências e Habilidades do Ensino Médio. Dada a relevância do documento ao nortear as práticas de ensino no Brasil, busca-se refletir sobre o modo como as políticas de línguas intervêm sobre e como produz sentidos para sujeito aluno. Com as noções de língua materna e língua nacional em Payer (2006; 2007; 2009; 2016) e em Guimarães (2005), o texto propõe um percurso de leitura em que problematizamos o conceito de língua materna em funcionamento no ensino e analisamos as consequências desta posição para o saber metalinguístico do aluno no ensino médio.

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Publicado

2019-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O discurso sobre língua materna e língua nacional: traço de uma colonização linguística. (2019). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n1id4125