Argumentatividade e alusão no agenciamento enunciativo: a migração, a ditadura e os conquistadores no livro didático

Autores

  • Soeli Maria Schreiber da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriel Reis Moraes Machiaveli Universidade Federal de São Carlos
  • Bárbara de Souza Freitas Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4357

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar enunciados em livros didáticos sobre as expressões migração, ditadura militar e conquistadores. Com base na Semântica do Acontecimento (2009; 2017; 2018), as análises dessas expressões apresentam uma descrição da cena enunciativa, tratando a questão da alusão no agenciamento enunciativo e de como a argumentação e a argumentatividade são construídas no acontecimento do livro didático. Temos como corpus três capítulos de três livros didáticos (dois de história e um de geografia) com selos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Constatamos a mobilização dos lugares de enunciação para sustentar as argumentações nos livros.

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Biografia do Autor

  • Soeli Maria Schreiber da Silva, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Licenciatura em Letras (1º grau) pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do RS (1975), graduação em Licenciatura em Letras - Plena pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do RS (1976), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998).Realizou Pós-Doutorado na UNICAMP em 2006/2007. É Professora Titular no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica Histórica da Enunciação e Semântica do Acontecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, político, acontecimento, política de línguas e enunciação. Coordena a Unidade de Pesquisa em Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem . Participa do Grupo LED ,da UNICAMP, estudando a certeza e o discurso da Matemática na EC 95. Pesquisa a argumentação, argumentatividade e perspectivação em textos sobre Migração no Livro Didático. Fonte: http://lattes.cnpq.br/8794598988783452
  • Gabriel Reis Moraes Machiaveli, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Jornalismo pela Fundação de Ensino Superior de Passos (2011) e mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, semântica do acontecimento, letras, facebook; redes sociais; discurso de ódio e livro-didático. Fonte: http://lattes.cnpq.br/5631543518951987
  • Bárbara de Souza Freitas, Universidade Federal de São Carlos
    Mestra e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES), tendo atuado como docente no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, através do subprojeto intitulado "Letramento Digital e Escrita Colaborativa em Língua e Literaturas Portuguesas". Foi, também, bolsista de Iniciação Científica com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), desenvolvendo estudos em Tradução, a partir do projeto de título: "A Tradução e o Signo Saussuriano: uma relação de transformação", realizado sob a perspectiva da teoria da desconstrução de Jacques Derrida. Fonte: http://lattes.cnpq.br/9310293874906050

Referências

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

Argumentatividade e alusão no agenciamento enunciativo: a migração, a ditadura e os conquistadores no livro didático. (2020). Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4357