A ordem metodológica do círculo de Bakhtin para o estudo da língua: uma análise do gênero poema
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2020v4n2id4718Resumo
Os estudos do Círculo de Bakhtin fornecem ancoragem para o trabalho com a língua concreta e viva na sala de aula. A partir dessas concepções teóricas, amparamo-nos na “[...] ordem metodológica para o estudo da língua” (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009[1929]) e desenvolvemos um procedimento didático com o gênero do discurso poema. No presente artigo, refletimos sobre o resultado dessas ações, ou seja, o que os textos dos alunos revelam sobre essa forma de atuação didática. Destarte, o objetivo é analisar como os elementos constitutivos do gênero – conteúdo temático, estilo e construção composicional – se configuraram nas produções escritas. A metodologia consiste em um estudo de caso para a geração de dados, no qual o texto de um aluno é analisado representando as produções textuais de toda a turma. O aporte teórico sustenta-se em Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochínov (2009[1929]) e Volochínov/Bakhtin (1926). Os resultados demonstram que ações didáticas embasadas na Concepção Dialógica da Linguagem podem ser vislumbradas, por meio dos elementos constitutivos, nas elaborações dos alunos.Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1987.
BAKHTIN, Mikhail.; VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem.Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F. Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. (1979). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARROS, Manoel. O menino que carregava água na peneira. In: LEITE, Maristela Pertrili de Almeida. Palavras de encantamento: antologia de poetas brasileiros. São Paulo: Moderna, 2001. (Literatura em minha casa; V. 1)
BRAIT, Beth. Estilo. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 79-102.
CEREJA, Willian. Significação e tema. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. São Paulo: Contexto, 2013. p. 201-220.
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino de Língua Portuguesa: perscrutando o método sociológico bakhtiniano como ancoragem para um encaminhamento didático-pedagógico. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes do; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso e os desafios da contemporaneidade: São Paulo: Pontes Editora, 2014. p. 13-34.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
GRILLO, Sheila V. de Camargo. Dialogismo e construção composicional em reportagens de divulgação científica de Pesquisa Fapesp. In: Paula, L. de; STAFUZZA Grenissa (Orgs.). Círculo de Bakhtin: Diálogos in possíveis. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. p. 49-68.
GRILLO, Sheila V. de Camargo. Esfera e campo. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014. p. 133 -160.
GOMES, Massillania Ferreira. Brincadeiras de meninos e meninas como “matéria de poesia” em Manoel de Barros. Disponível em: http:www.alb.com.br/anais14/Sem09/C09044.doc. Acesso em: 20 de jul. 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
ROJO, Roxane. Materiais didáticos no ensino de língua. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Orgs.). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 163-196.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. (1928). O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich; BAKHTIN, Mikhail. Discurso na Vida e Discurso na Arte (sobre a poética sociológica).Trad. De Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1926.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. (1930). A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução de João Wanderley Geraldi. Supervisão da tradução: Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.